Curiosidades sobre alguns animais:
1. O pica-pau pode dar cem bicadas por minuto numa árvore.
2. O beija-flor bate as asas noventa vezes por segundo, quatro vezes mais rápido que uma libélula. Ele voa de frente, de costas e até de ponta cabeça. Procura néctar em 2 mil flores todos os dias.
3. Apesar do tamanho, o pescoço de uma girafa tem apenas sete ossos, o mesmo número de ossos do pescoço de um homem. A cabeça da girafa fica a mais de dois metros de distância do coração. Para fazer o sangue subir, o coração precisa ser muito forte. O coração da girafa é 43 vezes maior que o do ser humano.
4. Quando em perigo, os elefantes formam um círculo em que os mais fortes protegem os mais fracos.
5. Um camelo consegue beber 120 litros de água em dez minutos. Ele retém água para oito dias. Pode andar de 200 a 270 km por dia. As girafas e os ratos podem viver mais tempo sem água que o camelo.
6. O pavão macho possui duzentas penas longas e coloridas na cauda.
7. Um porco espinho, tem em média, 30 mil espinhos. Ele é um excelente nadador porque os espinhos ajudam a flutuar.
8. A preguiça movimenta-se de noite e dorme de dia (mais de dezoito horas sempre). Tem um pescoço que pode virar até 180 graus. Assim, não precisa mexer o corpo para olhar o que está acontecendo ao seu redor.
9. Cada salto em distância de algumas espécies de cangurus corresponde a dez metros. Já os sapos pulam cinco metros e meio. Em termos de altura, o canguru alcança 2,7 metros, menos que o puma (3,1 metros) e mais que o coiote (1,2).
10. Um avestruz mede de 1,80 a 2,50 metros de altura, o mesmo tamanho de um camelo. As girafas atingem sete metros, o mesmo que um prédio de dois andares.
11. A mula é resultado do cruzamento de um burro e uma égua.
12. Num único dia, uma andorinha come 2 mil moscas.
13. Os elefantes possuem uma audição aguçada e podem facilmente detectar os passos de um camundongo. Suas presas pesam mais de cem quilos. Um elefante come 125 quilos de plantas, capim e folhagens, e bebe duzentos litros de água por dia. Sua tromba suga dez litros de água de uma só vez.
14. Um carneiro fornece cinco quilos de lã e cem litros de leite por ano.
15. De acordo com a espécie, uma centopeia pode ter de 28 a 354 patinhas.
16. O coice mais violento de que se tem notícia é o da girafa.
17. O pernilongo macho vive de néctar ou seivas vegetais. São as fêmeas que sugam o sangue dos mamíferos, aves e anfíbios para depois produzirem os ovos.
18. Para fazer seu cricri característico, o grilo esfrega uma das asas dianteiras na borda da outra. As fêmeas são mudas.
19. Dromedário e camelo não são iguais. Apesar de os dois terem duas corcovas, no dromedário uma delas é tão pequena que quase não aparece. Por isso, para ficar mais fácil a diferenciação, diz-se que o dromedário tem uma corcova e o camelo, duas. O dromedário é mais dócil e fácil de montar.
20. O órgão sexual da aranha macho está localizada no final de uma de suas patinhas.
21. Uma formiga pode levantar qualquer coisa que tenha cinquenta vezes o seu peso. Uma abelha carrega um peso equivalente a trezentas vezes o seu.
22. Mosquitos são atraídos duas vezes mais pelo azul do que por qualquer outra cor.
23. As abelhas tem cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça e dois menores na frente.
24. O bicho da seda possui um olfato tão aguçado que pode sentir a presença da fêmea a 11 km de distância.
25. As formigas são equipadas com cinco narizes diferentes, cada um com uma função específica. A minhoca e a lesma, possuem quatro.
26. O caracol faz um único acasalamento durante sua vida inteira. Também quando ele acontece dura 12 horas!
27. Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano. Para produzirem um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores. Uma abelha rainha põem até 3 mil ovos num único dia.
28. A criatura mais pesada do mar, a baleia-azul, pesa 140 toneladas. É vinte vezes mais pesada que a maior criatura da terra, o elefante africano.
29. Um atum pode nadar até 170 km num único dia.
30. Um polvo pode medir de ponta a ponta, trinta metros. Ele possui uma bolsa que contém tinta e lhe serve de defesa. Atacado, ele solta esse líquido, que enegrece a água ao seu redor.