Seguidores do blog

quarta-feira

Pólen


O pólen  é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores das angiospermas (ou pelas pinhas masculinas das gimnospérmas), que são os elementos reprodutores masculinos ou microgametófitos, onde se encontram os gâmetas que vão fecundar os óvulos, que posteriormente irão se transformar em sementes. O estudo do pólen é a palinologia. 

O pólen de abelha é reconhecido pelas suas propriedades antienvelhecimento. É uma fonte de vitaminas E e P, que mantêm a pele jovem. Previne o envelhecimento prematuro das células e estimula o crescimento de novos tecidos. Contém ácidos nucleicos que suavizam as rugas e estimulam a irrigação sanguínea a todas as células da pele.

Dado o seu teor elevado de vitaminas e proteínas, o colagénio e a elastina da pele irão fortalecer e esta parecerá mais jovem.

Além de todos os benefícios para a pele que o pólen de abelha lhe pode trazer, existem diversos problemas do envelhecimento em que este também poderá ajudar: perda da libido, tensão alta, depressão, baixa imunidade, stress, fadiga, colesterol elevado. Também favorece a saúde do cérebro, do fígado, do pâncreas, da tiroide e do coração.

segunda-feira

Celular



Celular e o meio ambiente

Muitos usuários de telefones celulares não estão cientes dos danos causados ao meio ambiente com a eliminação incorreta deste produto. A eliminação incorreta significa jogar em qualquer lixo o aparelho que não tem mais recuperação.
Todos os telefones celulares contêm metais que não se degradam no meio ambiente. Também contêm metais que se tornam tóxicos durante um período de tempo. Por exemplo, o cádmio que está presente em um telefone celular é significativo o bastante para causar danos, é o sétimo produto químico conhecidamente mais prejudicial, e pode causar câncer, também contêm chumbo que causa danos ao fígado nos adultos e problemas neurológicos do desenvolvimento nas crianças quando entram na circulação sanguínea. Outras substâncias perigosas como o níquel e o mercúrio apresentam um motivo de preocupação adicional.

 Bateria de celular

Baterias de celular também deve ter um destino diferente, não podem ser descartadas em lixo comum, pois são considerados lixo eletrônico e contêm substâncias químicas perigosas, são componentes tóxicos contamina o solo, os cursos d’água e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna através da cadeia alimentar, essas substâncias chegam de forma acumulada, aos seres humanos.
 
Celulares e baterias deveram ser entregues nas lojas revendedoras desses produtos, que posteriormente seram encaminhados para a empresa fabricante para que possa reciclar.

quarta-feira

Sustentabilidade


Sustentabilidade é desfrutar do que se tem sem prejudicar os futuros consumidores do mesmo produto. Ser sustentável é usar somente o necessário, prevenir tanto para o futuro das pessoas, assim como para o meio ambiente. A sustentabilidade ambiental é um requisito para que os ecossistemas permaneçam iguais a si mesmos, assim como os recursos podem ser utilizados somente com reposição e/ou substituição, evitando-se a sua depleção (diminuição ou redução), de maneira a manter o equilíbrio ecológico, uma relação adequada entre recursos e produção, e entre produção e consumo.

Com outras palavras:
Diz-se que uma sociedade ou um processo de desenvolvimento possui sustentabilidade quando por ele se consegue a satisfação das necessidades, sem comprometer o capital natural e sem lesar o direito das gerações futuras de verem atendidas também as suas necessidades e de poderem herdar um planeta sadio com seus ecossistemas preservados.

sexta-feira

Campos do Jordão SP


Origem do nome da cidade Campos do Jordão:

Deve-se ao Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, as glebas pertencentes ao município que eram conhecidas pelo povo como "OS CAMPOS" e passaram, depois, a denominar-se " OS CAMPOS DO JORDÃO".
Entre aquelas pessoas que aparecem ao lado de D. Pedro I, no famoso quadro de Pedro Américo sobre o momento de nossa independência, está o Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão.
Tamanha era a riqueza de Manoel Rodrigues Jordão que ele, com o seu dinheiro, supria os cofres públicos, em casos de necessidade. As cidades paulistas de Campos de Jordão e Tatuí floresceram em antigas propriedades suas.

Ele morreu em 1827, aos 49 anos.

Meio Ambiente:
Em 26 de junho de 1984 ( Lei Estadual Nº 4.105 ), o município de Campos do Jordão foi declarada com Área de Proteção Ambiental (APA).
Uma APA ou Área de Proteção Ambiental é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem estar da população humana, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

terça-feira

Represa do Brejo Grande

 

A Represa do Brejo Grande é a represa artificial mais alta do Brasil, com 1691 metros de altitude com 13 ha (área da represa) está no Parque Ecológico Brejo Grande com 217 ha (área total do parque), bairro machadão, local protegido por lei (Unidade de conservação), fica no município de Paraisópolis - MG
O Parque possui pontos de observações para alguns municípios da região. Ponto atrativo para turistas, há rampa natural para voo livre e obstáculos naturais para a prática de alpinismo, além de trilhas para caminhada, atrai  também saltadores de asa delta e de paraglider. Local ideal para um passeio em contato com a natureza.



Paraisópolis é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na microrregião de Itajubá. Localizada na Serra da Mantiqueira, sua população recenseada em 2010 era de 19.392 habitantes. A área é de 331,5 km² e a densidade demográfica de 58,5 hab/km².



Suas principais atividades econômicas são as indústrias de autopeças, agricultura, pecuária e o comércio. O município conta com boa infraestrutura, estando ligada por meio de boas rodovias ao estado de São Paulo e também a importantes municípios mineiros, como Itajubá e Pouso Alegre.

           Ouça o Hino à Paraisópolis - Letra e música de Braz Aparecido de Lima


                                  

segunda-feira

Pororoca


A pororoca é uma grande onda arrasadora que sobe os rios desembocando no grande estuário do Amazonas, causando o desmoronamento das margens modificando o leito dos rios e carregando consigo tudo que está em seu caminho, como árvores, embarcações e outros obstáculos.
Trata-se de um fenômeno natural produzido pelo encontro das correntes fluviais com as águas oceânicas.
Recentemente, o fenômeno tem atraído praticantes do surfe, transformando-se numa atração turística regional amazônica.