Seguidores do blog

segunda-feira

Tuiuiú


O tuiuiú é considerada a ave símbolo do Pantanal, conhecida também com os nomes:  jaburu, tuim de papo vermelho, cauauá, jabiru é uma ave pernalta, tem pescoço nu e preto e na parte inferior, o papo também nu mas vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta. Ele chega a ter mais de um metro de altura e 1,4 metros de comprimento, seu peso chega a oito quilogramas. A distância entre as pontas das asas abertas pode medir até três metros. O bico tem trinta centímetros, é preto e muito forte. A fêmea, geralmente, é menor que o macho. Devido a sua beleza exuberante, chama a atenção de todos os turistas que frequentam o Pantanal.
O habitat natural do tuiuiú são as margens dos rios, em árvores esparsas. A fêmea forma seus ninhos no alto dessas árvores com ramos secos e a ajuda do macho. Os ninhos são feitos em grupos de até seis, a fêmea põe até cinco ovos de cor branca.
Sua alimentação básica é composta por moluscos, insetos, peixes, répteis e se alimenta também de pescado que morrem por falta de oxigênio nas épocas de seca.

Melancia quadrada



A produção da melancia quadrada com bom êxito obtido por alguns agricultores da região de Shikoku, Japão cerca de 30 anos atrás. Só foi divulgado através dos meios de comunicação, há aproximadamente 9 anos para todo o país. A melancia quadrada ocupa menos espaço no transporte e armazenamento, as melancias redondas são enormes e ocupam muito espaço.

Para obter a forma quadrada da melancia, os frutos em fase de crescimento, ainda plantados, são colocados em formas quadradas de vidro, sendo forçados a crescerem e tomarem essa forma. Porém na busca do aperfeiçoamento a melancia quadrada perdeu seu sabor doce, e devido isso o produto tem mais uma finalidade decorativa, pois pode ser conservada durante aproximadamente um ano e meio.

sexta-feira

Decomposição


Decomposição de resíduos sólidos, genéricamente se chama lixo: materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.

O conceito de "lixo" pode ser considerado como uma invenção humana, pois em processos naturais não há lixo. As substâncias produzidas pelos seres vivos e que são inúteis ou prejudiciais para o organismo, tais como as fezes e urina dos animais, ou o oxigênio produzido pelas plantas verdes como subproduto da fotossíntese. Por outro lado, os produtos resultantes de processos geológicos como a erosão, podem também, a uma escala de tempo geológico, transformar-se em rochas sedimentares.
Embora o termo lixo se aplique aos resíduos sólidos em geral, muito do que se considera lixo pode ser reutilizado ou reciclado, desde que os materiais sejam adequadamente tratados. Além de gerar emprego e renda, a reciclagem proporciona uma redução da demanda de matéria prima e energia, contribuindo também para o aumento da vida útil dos aterros sanitários. Certos resíduos, no entanto, não podem ser reciclados, a exemplo do lixo hospitalar ou nuclear.

Decomposição de resíduos 
 -Papel: 3 a 6 meses
 -Jornal: 6 meses
 -Palito de madeira: 6 meses
 -Toco de cigarro: 20 meses
 -Nylon: mais de 30 anos
 -Pedaços de pano: 6 meses a 1 ano
 -Cigarros: 2 anos a 05 anos
 -Fralda descartável biodegradável: 1 ano
 -Fralda descartável comum: 450 anos a 600 anos.
 -Lata e copos de plástico: 50 anos
 -Lata de aço: 10 anos
 -Tampas de garrafa: 150 anos
 -Isopor: 400 anos
 -Plástico: 100 anos
 -Garrafa plástica: 400 anos ( depende do tipo do plástico)
 -Garrafa de plástico (PET) tempo indeterminado
 -Pneus: indeterminado. mínimo: 600 anos
 -Vidro: 4.000 anos (material mais reciclável que existe no planeta)
 -Casca de frutas: 01 a 3 meses. ( serve de adubo e não causa danos a natureza).
 -Madeira pintada: 13 anos
 -Chicletes: 05 anos
 -Latas de alumínio: 200 a 500 anos


Tempo de decomposição de resíduos em Oceanos:
 -Papel Toalha: 2 a 4 semanas.
 -Pano: seis meses a um ano.
 -Chiclete: 05 anos
 -Caixa de Papelão: 2 meses.
 -Palito de Fósforo: 6 meses.
 -Restos de Frutas: 1 ano.
 -Jornal: 6 meses.
 -Fralda Descartável: 450 anos.
 -Fralda Descartável Biodegradável; 1 ano.
 -Lata de Aço: 10 anos.
 -Lata de Alumínio: não se corrói.
 -Bituca de Cigarro: 2 anos.
 -Sacos plásticos: 30 a 40 anos
 -Copo Plástico: 50 anos.
 -Garrafa Plástica: 400 anos.
 -Camisinha: 300 anos.
 -Pedaço de Madeira Pintada: 13 anos.
 -Boia de Isopor: 80 anos.
 -Linha de Nylon: 650 anos.
 -Vidro: tempo indeterminado.
 -Lixo radioativo: 250 anos ou mais.

Observação: A decomposição dos animais e plantas, ou partes dos dejetos e outras excreções de animais,   restos de comida é um processo complexo.

quarta-feira

Pantanal


O Pantanal é resultado da separação do oceano há milhões de anos. Animais que estão presentes no mar também existem no pantanal, formando o que se pode chamar de mar interior. A área alagada do pantanal se deve a lentidão de drenagem das águas que fluem lentamente.
A vegetação não é homogênea e há um padrão diferente de flora de acordo com o solo e a altitude. Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas, que são áreas de pastagens naturais para o gado, a pecuária é a principal atividade econômica do local.
A vegetação no cerrado, com árvores de porte médio e plantas rasteiras, aparece nas alturas médias. Poucos metros acima das áreas inundáveis, ficam os capões de mato, com árvores maiores como aroeira, angico e ipê.
A fauna do Pantanal provavelmente seja a mais rica do planeta. Há mais de 600 espécies de aves. A maravilhosa arara azul grande, uma espécie ameaçada de extinção. O tuiuiú é considerada a ave símbolo do Pantanal.

sábado

Vidro e o meio ambiente


O vidro é um material que não se pode determinar o tempo de permanência no meio ambiente sem se degradar, e também não é nocivo diretamente ao meio ambiente, por isso é um dos materiais mais recicláveis que existe no planeta. Para minimizar as emissões gasosas dos fornos a gás, as indústrias utilizam gás natural que provoca menor impacto no meio ambiente. 

Fabricação e composição do vidro 

Na fabricação dos vidros são muito variadas as composições individuais, são feitas pequenas alterações para proporcionar propriedades específicas, como índice de refração, cor, viscosidade etc. O que é comum para todos os tipos de vidro é a sílica, pois é a base do vidro.

segunda-feira

Garimpo


A atividade do garimpo pode ser desenvolvida a céu aberto nas aluviões ou rochas mineralizadas aflorantes, ou ainda em galerias escavadas na rocha. Pode ser uma atividade altamente predatória ao meio ambiente se não for realizada com o devido cuidado ambiental.
São explorações manuais ou no máximo semi mecanizadas de substâncias minerais valiosas, como ouro, diamantes, cassiterita, tantalita columbita, quartzo, ametista, etc.
Pois são localizados em áreas remotas e não contam com apoio de qualquer empresa ou órgão público, sendo muitas vezes considerado ilegal.

Lençol freático


O lençol freático é como um reservatório de água subterrânea decorrente da infiltração da água da chuva no solo nos chamados locais de recarga.

O lençol freático é uma importante fonte de água doce para aproveitamento humano sendo, em muitos casos, a principal fonte dela. Na irrigação ocupa também papel essencial. A forma mais comum de se obter água do lençol é a abertura de poços.
A proteção do lençol freático é uma preocupação ecológica, por incorporar todo o líquido que vem da superfície e ainda os elementos hidrossolúveis, diversas práticas humanas oferecem riscos de contaminação deste importante recurso hídrico.

As maciças pulverizações agrícolas com agrotóxico, mineração e atividades industriais vêm colocando em risco o lençol em diversas partes do mundo, sendo difícil o seu controle.

O desmatamento também constitui em outra importante agressão ao lençol freático, quanto maior a cobertura vegetal, mais tempo a água permanece no solo, diminuindo a evaporação e aumentando a quantidade daquela que irá infiltrar e atingir o lençol freático, além de outros fatores favoráveis, como a diminuição da erosão e outros benefícios ao meio ambiente.

sábado

Área de Preservação Permanente (APP)


As Áreas de Preservação Permanentes são áreas de grande importância para preservação do planeta, cobertas com qualquer tipo de vegetação, que têm como função preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas. 

As Áreas de Preservação Permanentes (APP) são os mananciais, as encostas com mais de 45 graus de declividade, os topos de morro.
 

Qualquer intervenção em APP sem autorização do órgão competente é considerado crime ambiental.

Usina Nuclear


A produção de energia nuclear é uma forma de se obter energia elétrica em larga escala. Essa energia pode ser obtida através da fissão nuclear (reação nuclear, espontânea ou provocada, em um núcleo atômico) do urânio, do plutônio ou do tório, ou ainda, da fusão nuclear do hidrogênio.
As usinas nucleares são usinas térmicas que aproveitam a energia do urânio e do plutônio. Embora sejam muito seguras, apresentam o risco de acidentes que causem vazamento de radiação para o meio ambiente, os quais apresentam consequências gravíssimas.
O principal impacto ambiental das usinas nucleares é a geração de lixo atômico, que é extremamente perigoso e para o qual não há meio de descontaminação.

terça-feira

Macaco aranha preto



Macaco aranha preto é um mamífero primata da família Atelidae. Vivem exclusivamente em florestas altas, ocupando preferencialmente os níveis superiores do dossel e nas árvores emergentes. Considerando-se seu tamanho e a especialização locomotora, O macaco aranha é o mais rápido e o mais acrobático dos mamíferos da floresta. É um macaco que escapa de seus predadores com facilidade.
Durante uma fuga, os machos ficam na vanguarda protegendo os demais do bando. Em meio a confusão, quando os filhotes não acham as mães, agarram-se a qualquer adulto e são ajudados por eles, passado o perigo, o bando retorna a sua rotina com se nada houvesse acontecido.
O macaco aranha, também conhecido como quatá e coatá, praticamente privado do polegar, tem uma capacidade descomunal com a cauda. A cauda funciona com a força e a agilidade dos outros membros, podendo ser considerada uma quinta mão.
Além das frutas come também mel, folhas novas, flores e outras partes da planta. O tamanho médio dos grupos é de aproximadamente 18 indivíduos. Tem apenas um filhote por ano que é completamente dependente da mãe até os 10 meses. Em cativeiro, tem um comportamento agitado. 


segunda-feira

Macaco barrigudo


O macaco barrigudo é um primata encontrado na América do Sul, habita na Bolívia, Peru e Brasil, Roraima, Pará, Amazonas, Acre e Mato Grosso.
Vivem em bosques espessos de florestas primárias chuvosas e montanhosas, principalmente na vasta região da Amazônia.
 

A coloração de seu pelo varia do alaranjado ocráceo ao marrom acinzentado. Tem características físicas bem específicas, como uma cabeça bem arredondada de pelos curtos e a pelagem do ventre longa e escura (daí a impressão de barrigudo).
Com gestação de 225 dias geralmente entre agosto e dezembro, nasce um único filhote, a coloração é bem mais clara que os pais, O desmame se dá quando o filhote já caminha sozinho, aos 5 meses.
 

Os adultos pesam entre 8 e 12 quilos, descem muito pouco ao chão, preferem passar mais tempo nas árvores.
 

É um dos maiores consumidores de frutos, folhas e flores, sendo um dispersor de sementes maiores, preferindo viver em florestas inundadas, ao norte do Rio Negro e Rio Solimões pela quantidade de alimento. Vive em grupos que ocupam grandes áreas.
É ameaçado pela caça, tráfico de animais silvestres e baixas taxas de crescimento populacional, pois a taxa reprodutiva é de nascimentos apenas a cada três anos. 

domingo

Dia Mundial do Meio Ambiente


No dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano, a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas. A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade. Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema. A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

Qual é a nossa obrigação?

São necessárias atividades continuadas que provoquem mudanças de atitude e até mesmo hábitos de vida, para isso é preciso estimular o afeto e o carinho em relação aos recursos naturais de forma que cada um de nós tenha gravado no coração a preocupação com a sobrevivência deste ambiente, deixando aos muitos que ainda estão por vir, este berço de vida que é a natureza, de forma que possam desfrutar de seu magnífico convívio. A preservação ambiental é uma obrigação de todos, Preservando é a única maneira de amenizar ou até mesmo retardar a destruição da mãe terra. Muitos já tomaram esta atitude, precisamos unir para dar a nossa contribuição que é fundamental, para a sobrevivência da vida no planeta.

Algumas dicas:

-Vamos plantar árvores.
-Evite o desperdício de água, uma torneira pingando desperdiça em média 46 litros de água por dia.
-Use produtos biodegradáveis para substituir água sanitária. Veja na postagem do mês de janeiro neste blog: ”Produtos biodegradáveis que substituem água sanitária”
-Substituir as toalhas de papel pelas de pano.
-Economizar energia elétrica.
-Substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
-Troque seu carro a gasolina por um a álcool
-Reaproveite as embalagens plásticas
-Coloque lixo somente nos cestos, separando: papel, plástico, vidro e alumínio etc. para serem reciclados -Reaproveite papel como rascunho.
-Nós podemos e devemos colaborar, eu faço a minha parte, faça a sua, pois é o que eu sempre digo que: “Um pouco de cada um é o suficiente para todos”