Seguidores do blog

sexta-feira

Campos do Jordão SP


Origem do nome da cidade Campos do Jordão:

Deve-se ao Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, as glebas pertencentes ao município que eram conhecidas pelo povo como "OS CAMPOS" e passaram, depois, a denominar-se " OS CAMPOS DO JORDÃO".
Entre aquelas pessoas que aparecem ao lado de D. Pedro I, no famoso quadro de Pedro Américo sobre o momento de nossa independência, está o Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão.
Tamanha era a riqueza de Manoel Rodrigues Jordão que ele, com o seu dinheiro, supria os cofres públicos, em casos de necessidade. As cidades paulistas de Campos de Jordão e Tatuí floresceram em antigas propriedades suas.

Ele morreu em 1827, aos 49 anos.

Meio Ambiente:
Em 26 de junho de 1984 ( Lei Estadual Nº 4.105 ), o município de Campos do Jordão foi declarada com Área de Proteção Ambiental (APA).
Uma APA ou Área de Proteção Ambiental é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem estar da população humana, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.