Seguidores do blog

quarta-feira

Dia da Árvore


No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, devemos refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. A árvore nos dá sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.

Escolha do local para plantar sua árvore:

1- a) O local para plantio da muda deve ter espaço suficiente para que a futura árvore possa desenvolver a sua copa.
    b) A muda não pode ser plantada muito próxima de casas, muros, etc.
A distância mínima entre uma muda e outra ou mesmo entre a muda e uma casa, deve ser no mínimo de 5,0 metros.
   c) Deve-se evitar também o plantio da muda sob a linha de energia elétrica.

Como plantar uma árvore:

2- Cave um buraco com pelo menos o dobro da largura da raiz para que ela possa crescer. Tire a árvore da embalagem em que se encontra, com cuidado corte as raízes quebradas e devagar tire a planta do saco ou vaso em que se encontra.

3- Coloque a árvore no buraco em que será plantada. Levante sempre a árvore pela raiz e nunca pelo tronco. Espalhe as pontas da raiz para fora. Evite plantar a árvore muito fundo. Tenha certeza de que a linha do solo da árvore nova esteja mais alta que a superfície do buraco que a envolve.

4- Jogue um pouco de terra no buraco da planta. Cheque a profundidade e ajuste se necessário. Confirme que a planta está reta. Encha o buraco suavemente mas com firmeza. Dê tapinhas no solo envolta da base da raiz.

5- Não é recomendado usar fertilizante na hora do plantio. Águe a nova planta minuciosamente com um regador não muito forte para assentar o solo. Não estaque a árvore. Quanto mais rápido ela puder se manter sozinha, mais rápido se tornará forte.

6- Forneça cuidados prévios. Proteja a árvore de pestes e doenças removendo plantas próximas que possam afetá-la. Remova ervas daninhas uma vez que estas competirão com com a raiz por ar e nutrientes. Proteja a árvore para que ela não seja destruída por animais.

7- Se possível, plante as árvores de forma que elas não compitam por ar e nutrientes do solo e que o crescimento dos galhos seja encorajado. Cuidado com situações de seca, forneça água se necessário, especialmente durante os primeiros meses. Mantenha sempre boa circulação de ar cortando galhos para que cresçam melhor e para evitar pestes e doenças.