Seguidores do blog

sexta-feira

Primavera



A primavera é uma das quatro estações do ano, ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início previsto para 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.

É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres. Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.

Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações.

Na primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação.

Observação importante: O início da primavera, ou de outra estação, não tem uma data exata para o início devido a variação do ano trópico em relação ao ano civil. O calendário civil pode ter 365 ou 366 dias nos anos bissextos, mas o ano trópico tem um pouco menos de 365 dias e 6 horas. A primavera austral (no hemisfério sul) inicia-se no equinócio de setembro e termina no solstício de dezembro.