Seguidores do blog

quinta-feira

Desmatamento



Desmatamento é o processo de desaparecimento em massa das florestas, fundamentalmente causadas pela ação do homem. O desmatamento é diretamente causado pela atividade humana sobre a natureza, principalmente devido à destruição de florestas para a obtenção de solo para cultivos agrícolas ou para extração de madeira, por parte da indústria madeireira, muitas vezes ilegal.


Uma consequência do desmatamento é o desaparecimento de absorventes de dióxido de carbono, reduzindo-se a capacidade do meio ambiente em absorver as enormes quantidades deste causador do efeito estufa, e agravando o problema do aquecimento global.

Para tentar conter o avanço do aquecimento global diversos organismos internacionais propõem o reflorestamento, porém essa medida é apenas parcialmente aceita pelos ecologistas, pois estes acreditam que a recuperação da área desmatada não pode levar em conta apenas à eliminação do gás carbônico, mas também a biodiversidade de toda a região.

Desmatamento na Amazônia
O desmatamento é uma das intervenções humanas que mais prejudica a sustentabilidade ambiental na Amazônia. Na região amazônica, a desflorestamento já removeu 17% da floresta original. Além disso, extensas áreas do bioma Amazônia abrigam florestas empobrecidas e degradadas por queimadas e exploração madeireira predatória.