Seguidores do blog

quinta-feira

Marula


A marula é uma árvore de tamanho mediano, originária do bioma das savanas da África oriental. Caracteriza-se por um tronco único acinzentado e uma copa de folhas verdes, podendo atingir cerca de 10 metros de altura em baixas altitudes e pradarias abertas, típicas da savana.

A planta é dioica (possui flores masculinas e flores femininas separadas), perene e suas flores são pequenas, de cor vermelha, emitidas no início da primavera. Por serem dioicas, para que ocorra a frutificação, há necessidade de plantas femininas e masculinas no mesmo habitat.


Os frutos são ovoides ou globosos com uma polpa suculenta, doce acidulada e uma semente.

São bastante conhecidos pelo seu uso no licor da marca Amarula, produzido através da fermentação de seu suco. A distribuição das espécies através da África seguiu a migração do povo bantu, por ter sido um importante item da sua dieta desde os primórdios.

Amarula é um licor de origem africana preparado com creme de leite e suco do fruto da árvore maruleira. Tem 17% de álcool em sua composição.

A fruta da marula pode provocar embriaguez nos animais que a comem em excesso, devido ao álcool que é gerado no processo de maturação.

Pode ser usado na fabricação de combustível etanol.