Seguidores do blog

quarta-feira

Tucano toco





O tucano toco ou tucanuçu tem uma característica mais notável da espécie que é o grande bico amarelo alaranjado, que pode medir até 22 cm. Seu bico é constituído de tecido ósseo esponjoso, formando uma estrutura não maciça e areada semelhante a um favo de mel, tornando o bico mais leve facilitando o voo. A ponta da maxila tem uma grande mancha negra. Seu bico também serve como um dispersor natural de calor, devido ao número de vasos sanguíneos nele presentes em contato com o ambiente.

Sua reprodução acontece no final da primavera, a fêmea bota de 2 a 4 ovos em ninhos localizados em troncos no alto das árvores. O casal se reveza na tarefa de chocar os ovos até o nascimento dos filhotes entre 16 e 20 dias. Quando nascem, sua aparência é desproporcional o bico é grande e o corpo muito pequeno, os olhos só abrem após a terceira semana e os adultos cuidam de seus filhotes até eles saírem dos ninhos com seis semanas de vida. 

A coloração do bico só é definida após meses. A população do  tucano toco vem diminuindo nas florestas pois tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais colocando em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte.  Alimenta-se de insetos, ovos, lagartos e filhotes de outras aves, mas  o cardápio principal são os frutos.