Seguidores do blog

terça-feira

Belo Monte

Charge feita para jornal a ser editado em 2011 pelos alunos do 3º ano de Jornalismo da FEMA, de Assis. O assunto é a polêmica usina de Belo Monte, cuja construção se arrasta por anos e anos... e onde muito dinheiro já foi investido. 

O que é Belo Monte?

Belo Monte é um projeto de construção de uma usina hidrelétrica previsto para ser implementado em um trecho de 100 quilômetros no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará. Sua potência instalada será de 11.233 MW, o que fará dela a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira. O lago da usina terá uma área de 516 km². A previsão é que, ao entrar em operação em 2015, a usina será a terceira maior hidrelétrica do mundo, seu custo é estimado hoje em mais de R$ 19 bilhões.


As mobilizações populares e de ambientalistas, que há décadas realizam ações de resistência contra a usina,   conseguiram repercussão internacional.

                              

Belo Monte vai ser a maior agressão ao meio ambiente já vista na história da Amazônia.








O presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), e bispo prelado do Xingu (PA), dom Erwin Krautler disse:

“Sou contra o projeto do jeito que foi feito, com autoritarismo e preconizando o discurso desenvolvimentista do governo que só fala das vantagens e nunca das desvantagens que Belo Monte trará. Cerca de 30 mil pessoas serão chutadas de lá e levadas sei lá pra onde. Essa obra vai ser a maior agressão já vista na Amazônia”,
“Haverá ainda perda de biodiversidade, deslocamento compulsório da população rural e urbana, entre outros aspectos”.

O professor da UFPA e doutor em ecologia, Hermes Fonsêca Medeiros, defende que a obra geraria milhares de empregos, mas, ao final dela, restariam apenas 900 postos de trabalho, o que levaria a população que se instalou na região ao envolvimento com o desmatamento, pois não há vocações econômicas desenvolvidas na região. A hidrelétrica irá, segundo ele, atingir 30 terras indígenas e 12 unidades de conservação. Outro detalhe, segundo o professor universitário, é que a hidrelétrica precisaria de outro Rio Xingu para produzir o ano todo.


Refletindo sobre o povo do Xingu… 



Você já parou para pensar sobre a construção de Belo Monte (Usina Hidrelétrica) que tem previsão de ser implantada num trecho de 100 quilômetros no Rio Xingu, no estado do Pará, a área alagada será de 516 km². Quanta transformação, quantos animais mortos, quanta destruição, o que os índios do Xingu vão pescar e para onde terão que se deslocar? E o mais triste de tudo é que o Rio é sagrado para esse povo, é uma divindade…Você já se colocou no lugar desse índios? Imagine se você hoje fosse obrigado a sair ou mudar de casa? ” Que os governantes governem em paz! Que ninguém sofra! Que haja PAZ!

“…Que a morte de tudo em que acredito
Não me tape os ouvidos e a boca;
Porque metade de mim é o que eu grito,
Mas a outra metade é silêncio…”



Movimento Gota D'água 


A mobilização contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, continuam e dessa vez, o mundo artístico resolveu fazer a sua parte, artistas globais como, Juliana Paes, Cissa Guimarães, Eriberto Leão, Bruno Mazzeo, Marcos Palmeira e Maitê Proença gravaram vídeos questionando a viabilidades da usina e os impactos ambientais que ela pode causar.

Clique no link para assistir o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=TWWwfL66MPs

                                            Como faço para assinar?

Indignação contra Belo Monte. Acesse o site http://www.movimentogotadagua.com.br/assinatura e assine a petição, ajude assim a fazer com que o interesse do povo e não dos políticos seja respeitado. "Uma gota move o oceano!"