Seguidores do blog

segunda-feira

Tuiuiú


O tuiuiú é considerada a ave símbolo do Pantanal, conhecida também com os nomes:  jaburu, tuim de papo vermelho, cauauá, jabiru é uma ave pernalta, tem pescoço nu e preto e na parte inferior, o papo também nu mas vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta. Ele chega a ter mais de um metro de altura e 1,4 metros de comprimento, seu peso chega a oito quilogramas. A distância entre as pontas das asas abertas pode medir até três metros. O bico tem trinta centímetros, é preto e muito forte. A fêmea, geralmente, é menor que o macho. Devido a sua beleza exuberante, chama a atenção de todos os turistas que frequentam o Pantanal.
O habitat natural do tuiuiú são as margens dos rios, em árvores esparsas. A fêmea forma seus ninhos no alto dessas árvores com ramos secos e a ajuda do macho. Os ninhos são feitos em grupos de até seis, a fêmea põe até cinco ovos de cor branca.
Sua alimentação básica é composta por moluscos, insetos, peixes, répteis e se alimenta também de pescado que morrem por falta de oxigênio nas épocas de seca.