Seguidores do blog

terça-feira

Macaco aranha preto



Macaco aranha preto é um mamífero primata da família Atelidae. Vivem exclusivamente em florestas altas, ocupando preferencialmente os níveis superiores do dossel e nas árvores emergentes. Considerando-se seu tamanho e a especialização locomotora, O macaco aranha é o mais rápido e o mais acrobático dos mamíferos da floresta. É um macaco que escapa de seus predadores com facilidade.
Durante uma fuga, os machos ficam na vanguarda protegendo os demais do bando. Em meio a confusão, quando os filhotes não acham as mães, agarram-se a qualquer adulto e são ajudados por eles, passado o perigo, o bando retorna a sua rotina com se nada houvesse acontecido.
O macaco aranha, também conhecido como quatá e coatá, praticamente privado do polegar, tem uma capacidade descomunal com a cauda. A cauda funciona com a força e a agilidade dos outros membros, podendo ser considerada uma quinta mão.
Além das frutas come também mel, folhas novas, flores e outras partes da planta. O tamanho médio dos grupos é de aproximadamente 18 indivíduos. Tem apenas um filhote por ano que é completamente dependente da mãe até os 10 meses. Em cativeiro, tem um comportamento agitado.