Seguidores do blog

domingo

Dia Mundial do Meio Ambiente


No dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano, a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas. A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade. Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema. A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

Qual é a nossa obrigação?

São necessárias atividades continuadas que provoquem mudanças de atitude e até mesmo hábitos de vida, para isso é preciso estimular o afeto e o carinho em relação aos recursos naturais de forma que cada um de nós tenha gravado no coração a preocupação com a sobrevivência deste ambiente, deixando aos muitos que ainda estão por vir, este berço de vida que é a natureza, de forma que possam desfrutar de seu magnífico convívio. A preservação ambiental é uma obrigação de todos, Preservando é a única maneira de amenizar ou até mesmo retardar a destruição da mãe terra. Muitos já tomaram esta atitude, precisamos unir para dar a nossa contribuição que é fundamental, para a sobrevivência da vida no planeta.

Algumas dicas:

-Vamos plantar árvores.
-Evite o desperdício de água, uma torneira pingando desperdiça em média 46 litros de água por dia.
-Use produtos biodegradáveis para substituir água sanitária. Veja na postagem do mês de janeiro neste blog: ”Produtos biodegradáveis que substituem água sanitária”
-Substituir as toalhas de papel pelas de pano.
-Economizar energia elétrica.
-Substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
-Troque seu carro a gasolina por um a álcool
-Reaproveite as embalagens plásticas
-Coloque lixo somente nos cestos, separando: papel, plástico, vidro e alumínio etc. para serem reciclados -Reaproveite papel como rascunho.
-Nós podemos e devemos colaborar, eu faço a minha parte, faça a sua, pois é o que eu sempre digo que: “Um pouco de cada um é o suficiente para todos”