Seguidores do blog

quinta-feira

Agrotóxicos


O agrotóxico é usado para exterminar pragas ou doenças que causam danos às plantações. Existem diversos tipos de agrotóxicos que agem sobre insetos e ervas daninhas. 

O problema é que eles fazem mal a saúde humana e poluem o meio ambiente. Os agrotóxicos podem ser inseticidas, fungicidas, acaricidas, herbicidas, bactericidas, vermífugos. Podem ainda ser tóxicas os solventes, tintas, lubrificantes, produtos para limpeza e desinfecção de estábulos e outros.

Muitos dos agrotóxicos que foram usados no passado atualmente são poucos empregados, pois além de serem compostos de alta toxicidade aos seres humanos, também persistem por vários anos nos ecossistemas causando sérios desequilíbrios, alguns dos agrotóxicos usados no passado, hoje têm a venda e utilização proibida por lei.

Seu impacto para saúde e o meio ambiente tem natureza complexa e envolve aspectos biossociais, políticos, econômicos e sócio ambientais. Neste trabalho, apresenta-se uma proposta de ação integrada, onde os principais atores e instituições envolvidas, num trabalho de parceria, buscando uma melhor qualidade de vida, assumirão responsabilidade e desenvolverão esforços, conjuntos para o desenvolvimento agropecuário com sustentabilidade.