Seguidores do blog

segunda-feira

Seringueira/Látex



A seringueira é uma árvore originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas. É uma árvore de folhas compostas, flores pequeninas e reunidas em amplas películas, cuja madeira é branca e leve, e de cujo látex se fabrica a borracha. Seu fruto encontra-se em uma grande cápsula com sementes ricas em óleo, que pode servir de matéria-prima para resinas, vernizes e tintas.

O trabalhador que retira o látex da seringueira chama-se seringueiro.
O látex é uma dispersão estável (emulsão) de micro partículas poliméricas em um meio aquoso. Um látex pode ser natural ou sintético.

Na natureza, látex pode ser encontrado como uma secreção esbranquiçada, raramente amarelada, produzida por algumas plantas como a seringueira, papoula e o caucho quando seus caules são feridos e que tem a função de, uma vez consolidada com a oxidação, provocar a cicatrização do tecido lesado, por onde fluiu.

Largamente utilizado pela indústria para confecção de preservativos, luvas e drenos cirúrgicos, é um material que pode causar processos alérgicos (dermatite de contato) de intensidade variável.

Observação importante: Todas as plantas que contêm látex não devem ser consumidas, pois a maioria representa um sério risco para a saúde, especialmente quando cruas. Isso ocorre porque o  látex tem muitas substâncias tóxicas. Um exemplo é a mandioca brava (presença de ácido cianídrico, precursor do cianureto, paralisante do sistema respiratório).