Seguidores do blog

sábado

Mangue


Mangue ou Manguezal, é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, característica de regiões tropicais e subtropicais, é uma zona úmida. 

Associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa, está sujeito ao regime das marés, sendo dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam outros componentes vegetais e animais. 

Ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, a cobertura vegetal do mangue instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra. 

O solo do mangue caracteriza-se por ser úmido, salgado, lodoso, pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes. Por possuir grande quantidade de matéria orgânica em decomposição, por vezes apresenta odor característico, mais acentuado se houver poluição. 

Essa matéria orgânica serve de alimento à base de uma extensa cadeia alimentar, como por exemplo, crustáceos e algumas espécies de peixes. O solo do mangue serve como habitat para diversas espécies, como caranguejos.