Seguidores do blog

terça-feira

Cigarra


As cigarras também são reconhecidas pela forma característica e pelo tamanho grande, que varia cerca de 15 milímetros até pouco mais de 65 milímetros de comprimento e atingindo até 10 cm de envergadura. Possuem um "bico" comprido para se alimentar da seiva de árvores e plantas onde normalmente vivem.
A importância da cigarra no ecossistema é positiva, por um lado, por servir de alimento para os predadores e, negativa, por outro, porque constitui-se em pragas de algumas culturas. As suas ninfas vivem alimentando-se da seiva das raízes das plantas, causando sensíveis prejuízos pela quantidade de líquidos vitais que retiram e pelos ferimentos causados às raízes, facilitando a penetração de fungos e bactérias.

Muitas espécies de cigarra têm períodos diferentes de amadurecimento, com ciclos vitais de duração variada, enquanto as larvas ficam sob a terra. Mas sete espécies do gênero Magicicada têm uma característica adicional: elas são sincronizadas, ou seja, saem do chão todas ao mesmo tempo, para cerca de duas semanas de canto ensurdecedor, acasalamento e postura de ovos.


Image and video hosting by TinyPic
 
A muda ou ecdise (imagem de gifs acima) é o processo pelo qual os artrópodes trocam o esqueleto externo, que não cresce com eles, algumas vezes gerando esta cena estranha.
As cigarras passam a fase mais jovem, ou ninfa, enterradas no solo se alimentando de seiva de raízes. Quando chegam à idade adulta, elas saem do solo e trocam o exoesqueleto, levando suas asas no processo Depois é só o macho cantar para atrair a fêmea.