Seguidores do blog

quinta-feira

Trinca ferro


O trinca ferro é uma ave altamente valorizada por criadores e é alvo constante de contrabandistas de animais silvestres. Sua criação em cativeiro exige autorização especial do IBAMA, uma vez que este pássaro faz parte da fauna brasileira. Recomenda-se, para aqueles interessados em criar esta ave, a compra de espécimes provenientes de criadouros certificados e anilhados, a fim de evitar o contrabando de aves.

Esta ave quando em cativeiro, devidamente autorizado, exige uma alimentação variada e um ambiente limpo e amplo, com exposições diárias ao sol, preferencialmente no período matutino. Seu período reprodutivo se dá entre agosto e novembro, sendo que sua ninhada consiste normalmente em 2 ou 3 filhotes, podendo haver exceções.

Conhecida também como tempera viola o trinca ferro é uma ave passeriforme da família Thraupidae, que ocorre no Brasil e países limítrofes, de coloração geral olivácea, cabeça acinzentada, garganta ocre clara, peito e abdome cinzento oliváceo, lavado de ocre no meio. Sua dieta baseia-se em frutos silvestres e insetos, podendo alimentar-se também de pequenos vertebrados, inclusive atacando ninhos de outras aves para alimentar-se de ovos e filhotes. É uma ave extremamente territorialista, onde o macho dominante, através de seu canto extremamente alto, tenta manter afastado outros machos que tentam adentrar seu domínio.