Seguidores do blog

sexta-feira

C.F.C. Clorofluorcarbono



C.F.C. a sigla está relacionada à composição da substância cloro flúor carbono (Clorofluorcarbono) é um composto químico gasoso, cuja molécula é composta dos átomos dos elementos cloro, flúor e carbono, de onde vêm suas iniciais.

Constitui um gás de alto poder refrigerante, por isso muito usado na indústria (geladeiras e condicionadores de ar). Também constitui um dos principais componentes na produção de espumas, como as caixinhas de sanduíches em lanchonetes. Originariamente, era utilizado em larga escala como um gás propelente de recipientes aerossóis; este uso está praticamente banido pelos seus comprovados efeitos danosos à camada de ozônio.

Quando começou a ser utilizado o conhecido gás C.F.C., parecia a solução perfeita aos problemas da refrigeração, por não se dividir e não causar danos ao seres vivos, muito melhor que o produto anteriormente utilizado, a amônia. Porém, descobriu-se que os C.F.C. sofrem fotólise quando submetidos à radiação ultravioleta, dividindo-se na altura da camada de ozônio onde a presença desse raios são constantes.

Existem hoje vários projetos para diminuir a utilização dos C.F.C., mas eles têm sido dificultados pelo seu uso principalmente na refrigeração.