Seguidores do blog

sábado

Escorpião





Existem registros científicos da existência dos escorpiões há mais de 400 milhões de anos. Segundo pesquisas, foram eles os primeiros artrópodes a conquistar o ambiente  terrestre. Nesta adaptação, lhes foi muito útil a carapaça de quitina  que compõe o seu exoesqueleto e que evita a evaporação excessiva.

Atualmente já estão catalogadas cerca de 1600 espécies e subespécies distribuídas em 116 gêneros diferentes em todo o mundo. No Brasil existem cerca de 140 espécies.

Os escorpiões são vivíparos, ou seja, não põem ovos. Podem gerar de 6 a 90 filhotes e o tempo de gestação varia com a temperatura, espécie e alimentação da mãe, podendo estar entre 2 meses e 2 anos. Os filhotes nascem completamente brancos e por meio de parto, através de uma fenda genital.

Eles ficam colados ao dorso materno por cerca de 10 a 14 dias até completar-se a primeira muda (quanto mais jovem o escorpião, mais mudas ele fará) até que consigam obter seu próprio alimento sozinhos. A idade adulta é alcançada com cerca de um ano de vida.

"É verdade que o escorpião mata os últimos filhotes que ficam nas suas costas?"

Quem responde é Denise Maria Candido, bióloga do Laboratório de Artrópodes do Instituto Butantan.

"Não é verdade. Quando os filhotes de escorpiões nascem, com a ajuda da mãe, eles sobem nas costas dela. Ficam ali por duas semanas. No final desse período, já cresceram um pouco e começam a sair de lá. A mãe aguarda que todos saiam e não maltrata nenhum deles.

O que pode acontecer é que alguns filhotes nascem doentes e caem sozinhos das costas dela e podem acabar sendo comidos pela mãe ou por outros escorpiões.