Seguidores do blog

sábado

Melão




O melão é bastante refrescante e por esse motivo indicado para os meses de calor. Contém quantidades razoáveis de cálcio, fósforo e ferro, que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. Tem também vitamina A que protege a visão, vitamina C, que age contra infecções, e niacina, que combate problemas de pele. Por conter pectina e fibras solúveis, ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Tem alto teor de bioflavonoides, que aumentam a resistência dos vasos sanguíneos e capilares, além de ser útil no fortalecimento do sistema imunológico.

O melão maduro é bom como calmante, diurético e laxante. É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite, cistite e infecções ginecológicas. Recomendado para regimes de emagrecimento, para diabéticos e hipertensos, pois, além de mineralizante e vitamínico, é pouco calórico.

Sua polpa contém papaína, uma enzima excelente para uma boa digestão, pois ajuda na decomposição de proteínas. Além disso, contém peptidase e protease, que também ajudam na digestão dos alimentos. Rico em fibras, auxilia no esvaziamento dos intestinos e na eliminação de toxinas, sendo muito útil no combate à prisão de ventre.

Os de polpa amarela são uma excelente fonte de anorexia, ajudando na visão; e de vitamina C, que desempenha importante papel no sistema imunológico. As sementes contém óleos como lisina e histidina (óleos graxos poli-insaturados), usados em muitos países em substituição a amêndoas e pistaches. Devido à sua alcalinidade, deve ser ingerido antes das refeições. Tem muito potássio, (430 mg em 100g de polpa) sendo útil para as pessoas que eliminam muito potássio: pelo uso de diuréticos, pelo suor (atletas), ou pela perda de líquidos no caso de diarreias. Até sua casca contém potássio; por isso deve ser usada como adubo.

Receita do Suco com meio melão e 200 ml de suco de laranja.

Modo de preparo

É muito fácil, basta cortar o melão ao meio, retirar as suas sementes e cortá-lo em pequenos pedaços, a fruta deve ser adicionada no liquidificador junto com o suco de laranja para que seja bem batido, pode adoçar com açucar ou adoçante, a seu gosto, o suco está pronto para ser consumido.

Beber pelo menos 3 copos de suco de melão com laranja semanalmente.