Seguidores do blog

quinta-feira

Esmalte de unha


Esmalte de unha e o meio ambiente

O esmalte não é considerado um grande prejudicador ao meio ambiente, pois em sua composição, a maioria das suas substâncias são biodegradáveis, não fazendo mal ao meio ambiente.

Mas para ser descartado corretamente é necessário queimá-lo em um incinerador químico equipado com queimador, pós e lavador de gases. O modo de descarte nos leva a concluir que se não executado devidamente, pode gerar gases prejudiciais a saúde da fauna e flora, além de poder intensificar o efeito estufa pela liberação de CO2.

Já o vidrinho do esmalte de unha e o meio ambiente é uma outra história.

História do esmalte de unha

Desde 3500 a.C. as egípcias já tingiam as unhas inicialmente de preta. No Império Romano valorizava-se unhas bem polidas. Na China unhas compridas eram sinal de nobreza

Em 1800 as unhas eram curtas e levemente arredondadas às vezes perfumadas com óleo vermelho e polidas com couro. Em 1830 surge o primeiro apetrecho de manicure, com este instrumento podia-se empurrar a cutícula, até o dado momento as cutículas era removidas com qualquer tipo de metal, tesouras ou ácidos. Em 1892 surgem os primeiros salões de manicure.

Em 1900 usavam-se tesouras e limas metálicas para dar forma às unhas. Para polir eram usados cremes colorantes é pós. Havia um modelo precursor de esmalte de unha como o conhecemos hoje, este esmalte era aplicado com um pincel de pelo de camelo, entretanto, este esmalte não permanecia mais do que um dia nas unhas.

Em 1925 foi lançado um esmalte de unha transparente, em tom rosado. Ele era aplicado no meio das unhas, com desenho de uma meia lua, ponta das unhas ficavam nuas.

Em 1932 Charles e Joseph Revlon, irmãos americanos, químicos que criaram sua própria marca com o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda e eles promovem pela primeira vez a tendência de maquiar os lábios e unhas da mesma cor.

Na década de 70 vem os esmaltes sintéticos. As unhas tornam-se extremamente longas através de várias técnicas e estão na última moda.

Os esmaltes acrílicos são sucedidos pelos esmaltes de fibra de vidro em 1980. A decoração das unhas não é mais limitada aos esmaltes, as pedras preciosas e vários acessórios entram em uso.