Seguidores do blog

quarta-feira

Piracema


Piracema é o nome dado ao período de desova dos peixes, que compreende toda a região do Pantanal nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O período da piracema ocorre entre outubro e março, quando os peixes nadam contra a corrente para realizar a desova, de modo a poderem reproduzir. Tal evento é fundamental para a preservação da piscosidade (abundância de peixes) nas águas de rios e lagoas. Neste período é proibida a pesca nos dois estados.

Como forma de prevenir impactos provocados pela pesca abusiva na época da piracema, foram tomadas algumas medidas.

Nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, é considerado crime pescar em locais e épocas que tenham sido interditadas por algum órgão ambiental.

O uso de explosivos, substâncias tóxicas, acessórios (fisga, arpão, tarrafão, etc.), aparelhos de mergulho e métodos proibidos são crime, visto que podem prejudicar diretamente o desenvolvimento da população piscícola.

Algumas espécies de peixes são preservadas e sua pesca só é permitida para indivíduos com tamanho superior ao estabelecido por lei. Exemplos: o dourado, cujo nome científico é Salminus maxillosus, só pode ser pescado se tiver um tamanho superior a 55 cm.