Seguidores do blog

domingo

Tigre


O tigre é o animal de maior porte e o mais pesado da família dos felinos e muito temido por outros animais e humanos. Um macho adulto pesa em média 300 kg, tem 1,10 m de altura na cernelha e 3,50 m de comprimento (incluindo a cauda). São caçadores noturnos e apesar de seu grande tamanho, podem se aproximar de suas presas em completo silêncio, antes de se precipitar sobre elas a curta distância. Entre os carnívoros terrestres eles têm os maiores dentes que podem chegar a 10 cm e as maiores garras atingindo os 8 cm. A força da sua mordida é uma das mais fortes entre todos os felinos.

Os tigres gostam muito de água e é frequente vê-los tomar banho ou refrescarem-se em rios e poças de água durante a parte mais quente do dia. Quando fazem a perseguição das suas presas o tigre pode mergulhar na água.

Os tigres macho atraem as fêmeas com rugidos e marcações de cheiros. Ao longo de dois dias apenas, um casal de tigres é capaz de se acasalar até 100 vezes. A fêmea dá à luz a suas crias numa caverna. Cria-as sozinha, amamentando-as até estas atingirem os seis meses de idade.