Seguidores do blog

sábado

Eucalipto medicinal (eucalyptus globulus)


Eucalipto (eucalyptus globulus), é uma espécie florestal de folha perene, de crescimento rápido, capaz de produzir árvores de 30 a 55 m de altura (um exemplar existente na Tasmânia tem 90,7 m de altura). 

Originária da Austrália, a espécie é hoje uma das árvores mais amplamente cultivada em florestas de produção, principalmente para fabricar a pasta de papel e para queima, e a mais expandida das cerca de 600 espécies que integram o gênero Eucalyptus. 

A área de ocorrência natural da espécie inclui a Tasmânia e o sul do Estado de Vitória (Austrália). Ocorre ainda em manchas isoladas na ilhas King e Flinders, e nos cumes do You Yangs. A flor do E. globulus foi proclamada a 27 de novembro de 1962 como emblema floral do estado da Tasmânis.

Uso medicinal:

As folhas de eucalipto são utilizadas para a confecção de infusões terapêuticas, especialmente para afecções do sistema respiratório superior. Os óleos essenciais extraídos das suas folhas, comercializados sob a designação de cineol (cineole ou eucaliptol), são utilizados em confeitaria, produzindo um efeito refrescante e  dilatador dos brônquios semelhante ao mentol. A República Popular da China é o maior produtor mundial de cineol.