Seguidores do blog

sexta-feira

Sacola reutilizável


Sacola reutilizável (conhecida como sacola ecológica no Brasil) é uma espécie de sacola de plástico que pode ser utilizada diversas vezes. 

Feitas de pano ou outros materiais biodegradáveis, seu emprego está relacionado à projetos de sustentabilidade, que procuram evitar o uso único de sacos de plástico ou papel que, descartados, poluem o meio ambiente

domingo

Biodiversidade no Brasil




O Brasil é o país que tem a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta, Essa enorme variedade de animais, plantas, micro-organismos e ecossistemas, muitos únicos em todo o mundo, deve-se, entre outros fatores, à extensão territorial e aos diversos climas do país. 

O Brasil detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis. Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, tem o primeiro lugar em biodiversidade vegetal. 

Nenhum outro país tem registrado tantas variedades de orquídeas e palmeiras catalogadas. Os números impressionam, mas, segundo estimativas aceitas pelo Ministério do Meio Ambiente o MMA, eles podem representar apenas 10% da vida no país. Como várias regiões ainda são muito pouco estudadas pelos cientistas, os números da biodiversidade brasileira tornam-se maiores na medida em que aumenta o conhecimento. 

Durante uma expedição de apenas 20 dias pelo Pantanal, coordenada pela ONG Conservation International (CI0) foram identificadas 36 novas espécies de peixes, duas de anfíbios, duas de crustáceo e cerca de 400 plantas cuja presença naquele bioma era desconhecida pela ciência. 



sexta-feira

Flor cadáver




A Flor cadáver é a maior e mais malcheirosa flor do mundo. Trata-se de fato, não de uma flor, mas de uma inflorescência apelidada de espádice. 

Quando desabrocha, ela chega a atingir três metros de altura e pode pesar mais de 70 quilogramas. Ela exala um forte odor que atrai insetos carniceiros, como besouros, por isso a fama de maior planta carnívora do mundo.

Começa sua vida como um pequeno tubérculo, então solta uma única coluna afilada que cresce furiosamente, até 16,6 centímetros por dia.

Essa planta tuberosa, cultivada em diversos jardins botânicos, permanece endêmica somente às florestas tropicais do oeste da Sumatra, uma ilha da Indonésia no Oceano Índico.

Pode viver até 40 anos, mas só floresce duas ou três vezes.

quinta-feira

Pesca predatória



Pesca predatória, é quando se  retira do meio ambiente, uma quantidade superior a que se consegue repor, diminuindo a população de peixes e outras espécies. 

A pesca predatória tem consequências desastrosas, podendo limitar a produtividade pesqueira.

Dentre as atividades realizadas de forma ilegal, destacam-se:

-Pesca com rede de malha fina, é o uso de redes com malha menor do que o permitido. Com isso, captura-se seres muito jovens, que é usado como isca para capturar espécies maiores.

-Pesca com bomba, considerada de alto valor destrutivo, afetando a fauna e a flora.

-Pesca do camarão com rede de arrasto, utilizando extensas redes puxadas entre dois barcos pesqueiros, varrendo o fundo do mar.

-Existem outras alternativas usadas pelos pescadores, como água sanitária veneno etc. 


terça-feira

Lixo eletrônico



Lixo eletrônico são os equipamentos eletrônicos que inclui computadores, micro-ondas, aparelhos de som, geladeiras etc.

Tais resíduos, descartados em lixões, constituem-se num sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. 

Em contato com o solo, estes produtos contaminam o lençol freático; se queimados, poluem o ar. 

Além disso, causam doenças graves em catadores que sobrevivem da venda de materiais coletados nos lixões. 


quarta-feira

Fauna




Fauna é o termo coletivo para a vida animal de uma determinada região ou período de tempo.

A preservação da natureza está diretamente ligada à biodiversidade que descreve a riqueza e variedade do mundo natural. O homem não poderia sobreviver sem a biodiversidade. Os animais alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumidos diariamente, por exemplo, nos dão a carne, o couro e a insulina.

O termo biodiversidade deve ser considerado em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras. Os excrementos de um animal podem servir de alimento para outros e fertilizar o solo ajudando no crescimento das plantas.

Se o homem não tomar uma providência séria e rápida a respeito da preservação da natureza dentro de uns 15 anos mais ou menos, muitas espécies irão se extinguir, e acarretará um desequilíbrio ambiental .

A lista nacional das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção é um instrumento de conservação da biodiversidade do governo brasileiro, onde são apontadas as espécies que, de alguma forma, estão ameaçadas quanto à sua existência. 

sábado

Caatinga


Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. 

Este nome decorre da paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante o período seco: a maioria das plantas perde as folhas e os troncos tornam-se esbranquiçados e secos. 

A caatinga ocupa uma área de cerca de 850.000 km², cerca de 10% do território nacional, englobando de forma contínua parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia (região Nordeste do Brasil)  e parte do norte de Minas Gerais (região sudeste do Brasil).

Este bioma é o mais fragilizado dos biomas brasileiros. O uso insustentável de seus solos e recursos naturais ao longo de centenas de anos de ocupação, associado à imagem de local pobre e seco, fazem com que a caatinga esteja bastante degradada. 

Entretanto, pesquisas recentes vem revelando a riqueza particular do bioma em termos de Biodiversidade e fenômenos característicos.


Eucalipto medicinal (eucalyptus globulus)


Eucalipto (eucalyptus globulus), é uma espécie florestal de folha perene, de crescimento rápido, capaz de produzir árvores de 30 a 55 m de altura (um exemplar existente na Tasmânia tem 90,7 m de altura). 

Originária da Austrália, a espécie é hoje uma das árvores mais amplamente cultivada em florestas de produção, principalmente para fabricar a pasta de papel e para queima, e a mais expandida das cerca de 600 espécies que integram o gênero Eucalyptus. 

A área de ocorrência natural da espécie inclui a Tasmânia e o sul do Estado de Vitória (Austrália). Ocorre ainda em manchas isoladas na ilhas King e Flinders, e nos cumes do You Yangs. A flor do E. globulus foi proclamada a 27 de novembro de 1962 como emblema floral do estado da Tasmânis.

Uso medicinal:

As folhas de eucalipto são utilizadas para a confecção de infusões terapêuticas, especialmente para afecções do sistema respiratório superior. Os óleos essenciais extraídos das suas folhas, comercializados sob a designação de cineol (cineole ou eucaliptol), são utilizados em confeitaria, produzindo um efeito refrescante e  dilatador dos brônquios semelhante ao mentol. A República Popular da China é o maior produtor mundial de cineol.







Jararaca


Jararaca é o nome comum dos répteis escamados pertencentes a família viperidae. São serpentes peçonhentas, encontradas nas Américas Central e do Sul, sendo importantes causadoras de acidentes com animais peçonhentos neste país e nos outros onde se distribuem, com altas taxas de morbidade e mortalidade.

As diferentes espécies apresentam grande variabilidade, principalmente nos padrões de coloração e tamanho, ação da peconha, dentre outras características. Atualmente 32 espécies são reconhecidas.

Comportamento:

A maioria das espécies são noturnas, entretanto algumas de altas altitudes são encontradas ativas durante o dia. A maior parte das espécies é terrestre, mas não é incomum encontrar algumas espécies em arbustos e árvores pequenas, especialmente os indivíduos mais jovens. 



sexta-feira

Moluscos


Os moluscos constituem um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres, que compreende seres vivos como os caramujos, as ostras e as lulas.

Tais animais têm um corpo mole e não segmentado, muitas vezes dividido em cabeça (com os órgãos dos sentidos), um pé muscular e um manto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes secreta uma concha. A maior parte dos moluscos são aquáticos, mas existem muitas formas terrestres como os caracóis.



Insetos






Os insetos são animais invertebrados, o corpo é dividido em três partes (cabeça, tórax e abdome), três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas.

Os insectos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra, possuem mais de 800 mil espécies descritas, mais do que todos os outros grupos de animais juntos. Os insetos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas só um pequeno número de espécies se adaptaram à vida nos oceanos.

A grande maioria dos insetos nascem a partir de ovos depositados por sua genitora em locais propícios ao seu desenvolvimento (como em plantas).

Entretanto, existem casos em que certas espécies de insetos (como a barata Blatella germanica) nascem imediatamente após a postura dos ovos.

A maioria dos insetos grandes têm um ciclo de vida típico que se inicia num ovo, que origina uma larva que se alimenta.