Seguidores do blog

quinta-feira

Carpas ornamentais



As carpas ornamentais coloridas ou estampadas, que surgiram por mutação genética espontânea das carpas comuns (carpas cinza) na região de Niigata (no Japão). Sobretudo as da linhagem especial nishikigoi, cujos exemplares apresentam estampas diferenciadas e são admirados como joias pelos orientais. Essas belas carpas ornamentais podem apresentar escamas vermelhas, brancas, pretas, amarelas e marrom, além de mostrar tons prateados, dourados, azulados ou mesmo cintilantes.

O simples ato de observar peixes nadando, ainda que por alguns instantes, é um antídoto seguro contra o estresse. Pelo menos é o que pensam os chineses, que consideram essa prática zen uma fonte de serenidade e equilíbrio para enfrentar o dia a dia.

As carpas se adaptam com facilidade ao cativeiro, são particularmente resistentes e ainda têm boa capacidade de reprodução.

As carpas vivem bem em qualquer região do nosso país, pois suportam grande variação de temperatura, contudo, a faixa ideal é entre 15 e 25 graus celcius

Embora possam atingir a maturidade sexual no fim do primeiro ano de vida, o melhor período reprodutivo ocorre entre o segundo e o quinto ano. Uma fêmea de apenas um quilo pode produzir ao redor de 100 mil óvulos e desovar até três vezes durante um mesmo período reprodutivo.