quinta-feira

Veado campeiro



O veado campeiro, é também conhecido como veado galheiro, é um veado campestre, encontrado em grande parte da América do Sul, ao sul da Amazônia.

Este animal é encontrado na maioria das vezes sozinho, também em grupos de até três animais; porém, já foram encontrados grupos de até 11 indivíduos. Eles possuem chifres de três pontas que podem alcançar 30 cm de comprimento; sua galhada é composta de dois chifres: um galho cuja ponta é voltada para frente e o outro com duas pontas, para trás. Esta composição começa a aparecer após o terceiro ano de vida do animal.

São animais extremamente ágeis, podendo correr a 70 km/h e pular obstáculos sem diminuir a velocidade. Os saltos são suficientes para cruzar pequenos rios; quando não, nadam com facilidade.

A hierarquia social é determinada através de disputas nas quais os machos empurram seus adversários com os chifres, numa prova de força. Esta disputa não tem por objetivo perfurar o oponente e o dano mais comum é a quebra de algumas pontas; porém podem ocorrer alguns casos de perfuração.