Arraias manta, raias manta ou jamantas como preferem alguns, estes graciosos gigantes do oceano constituem um dos grandes atrativos para o mergulho em diversas partes do mundo. Segundo algumas referências bibliográficas, podem atingir até 8 metros de envergadura e 3000 kg, mas geralmente observa-se indivíduos com cerca de 4 a 5 metros de envergadura e cerca de 1500 kg. Pertencem à família dos Mobulídeos e a espécie que frequenta nossas águas mais comumente é a Manta birostris. A sua presença sempre é festejada pelos felizardos que as encontram deslizando suavemente pela coluna d'água. No Brasil esses encontros são possíveis em várias ilhas mais afastadas da costa ou nas ilhas oceânicas.
domingo
Arraia manta
Arraias manta, raias manta ou jamantas como preferem alguns, estes graciosos gigantes do oceano constituem um dos grandes atrativos para o mergulho em diversas partes do mundo. Segundo algumas referências bibliográficas, podem atingir até 8 metros de envergadura e 3000 kg, mas geralmente observa-se indivíduos com cerca de 4 a 5 metros de envergadura e cerca de 1500 kg. Pertencem à família dos Mobulídeos e a espécie que frequenta nossas águas mais comumente é a Manta birostris. A sua presença sempre é festejada pelos felizardos que as encontram deslizando suavemente pela coluna d'água. No Brasil esses encontros são possíveis em várias ilhas mais afastadas da costa ou nas ilhas oceânicas.
Pêssego
O pêssego não é uma fruta muito calórica, pois cada unidade possui, em média, 50 calorias, é rico em vitamina C e pró vitamina A, tem uma boa quantidade de fibras, pois a cada 100 gramas de pêssego, encontra-se 1,5 gramas de fibras. Esta fruta apresenta boas quantidades de oligoelementos, tais como: potássio, ferro, fósforo, magnésio, zinco e cálcio. É muito suculenta, pois quase 90% de seu peso é composto por água. Além das vitaminas C e A, o pêssego também apresenta vitaminas do Complexo B (B1, B2, B3,B5, B6, B9 e B12), além das vitaminas K e E.
quinta-feira
Oca
Oca é o nome dado à típica habitação indígena brasileira. O termo é oriundo da família linguística tupi-guarani. As ocas são construções de grandes dimensões, podendo chegar a 30 metros de comprimento. São construídas em mutirão ao longo de cerca de uma semana, com uma estrutura de madeira, bambu e cobertura de palha ou folhas de palmeira. Chegam a durar 15 anos. Não possuem divisões internas ou janelas, apenas uma ou poucas portas, e servem de habitação coletiva para várias famílias.
Gorila albino
Floco de Neve, o primeiro gorila albino do mundo, não teria sobrevivido muito tempo na selva onde foi encontrado, devido a suas dificuldades físicas (visão, hipersensibilidade cutânea aos raios solares). Chegou a pesar 187 Kg e medir 1,63 m. Morreu em 24 de novembro de 2003, devido a um câncer de pele que havia provocado problemas de saúde desde 1996. Se estima que tinha 39 anos quando morreu.
Os animais albinos, via de regra, não sobrevivem por muito tempo em seu meio natural em virtude de sua debilidade ante os raios solares e ainda porque sua falta de coloração os delata facilmente, quer para suas presas, quer para seus predadores.
Deve-se diferenciar, porém, os animais albinos daqueles que possuem a coloração branca natural, na realidade trata-se de animais de pelagem branca mas que ainda assim possuem melanina em seu organismo, como ocorre aos ursos do Ártico.
A vida em cativeiro dos animais albinos é, sem dúvida, a única forma de manter sua sobrevivência. Por sua beleza e raridade, tornam-se atração em alguns zoológicos do mundo.
Inflorescência
Inflorescência é a parte da planta onde se localizam as flores, caracterizada pela forma como estas aí se dispõem umas em relação às outras. Normalmente consiste em um prolongamento semelhante ao caule, ou raque, provido de folhas modificadas chamadas brácteas. Nas axilas destas brácteas localizam-se as flores. Muitas famílias botânicas distinguem-se facilmente pelo seu tipo de inflorescência, como o espádice das Araceae, as umbelas das Apiaceae ou os capítulos das Asteraceae.
Infrutescência
Não se deve confundir infrutescências com frutos compostos. Infrutescências são um conjunto de frutos pequenos originados de muitas flores separadamente, enquanto frutos compostos, como a fruta-do-conde, framboesa, são originados de uma única flor, cujo ovário é formado por diversos carpelos livres ou ligeiramente aderidos entre si.
Algumas infrutescências são conhecidas popularmente e vendidas como frutas, como por exemplo abacaxi, jaca, amora e figo, os verdadeiros frutos são os pequenos gomos encontrados nestas estruturas.
quarta-feira
Bucha vegetal
Possui folhas palmatilobadas, flores amarelas, rajadas de verde, e bagas obovadas, oblongas, de até 45 cm semelhante ao pepino, algumas variedades podem atingir mais de um metro. A maioria das espécies são nativas da Ásia, com uma pequena parte oriunda da Europa, América do Norte e noroeste da África. É cultivada especialmente pelas fibras do fruto seco, que tem vários usos principalmente como esfregão de banho, pode ser também usada como palmilha.
A bucha vegetal é uma esponja ecológica
Orquídea (cara de macaco)
Popularmente conhecida como “cara de macaco”. A orquídea drácula simia, tem todas as feições de um primata: olhos, nariz, boca e uma juba. Pouco conhecida, a raridade cresce em áreas de difícil acesso, a uma altitude de 1.000 e 2.000 metros, nas selvas equatoriana e peruana, apesar de outras espécies também serem conhecidas como orquídea macaco, a simia é a que possui a semelhança mais espetacular.
Geralmente são plantas que precisam de umidade constante nas raízes, temperatura sempre inferior a 25 graus e baixa luminosidade, assim seu cultivo é mais indicado para locais frios. São plantas que crescem muito bem e com facilidade formando grandes touceiras quando as citadas condições são atendidas. Por outro lado são muito delicadas e de maneira nenhuma toleram seca e calor, uma semana de calor ou seca são capazes de acabar com uma enorme planta cultivada adequadamente por muitos anos. Um dia de calor excessivo faz também que todos os botões e flores murchem imediatamente.
segunda-feira
Tatu bola
O tatu bola, é uma espécie de tatu encontrado no Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina. Esta espécie mede cerca de 30 cm de comprimento, têm coloração marrom anegrada e geralmente três cintas móveis.
Facilmente reconhecidas pela capacidade muito peculiar de se defender, fechando-se na forma de uma bola, protegendo as partes moles do corpo no interior da carapaça rígida, o que justifica o nome de tatu bola. Durante a época de acasalamento, observa-se mais de um macho acompanhando uma mesma fêmea, o que facilita ainda mais a captura de vários exemplares por vez. As fêmeas produzem, por ninhada, um ou mais raramente 2 filhotes, que nascem completamente formados. Alimenta-se de cupins, formigas, areia e material vegetal.
O tatu bola será o mascote da copa do mundo de 2014.
domingo
Castor
Os castores são essencialmente aquáticos em suas atividades, e nunca viajam por terra a não ser que seja necessário. São animais sociáveis, chegando a formar grupos ou colônias de até doze indivíduos, compostas por um casal e seus filhotes. As famílias pequenas podem viver numa toca sozinha, mas as maiores podem precisar de refúgios adicionais. Quanto maior o isolamento do lugar onde vivem e a abundância de alimentos, maior será a população de castores.
Vivem em correntes onde, a fim de conseguir água com suficiente profundidade, constroem diques com lodo e com os troncos e ramos das árvores que derrubam com seus poderosos incisivos. Geralmente escolhem correntes cuja profundidade tenha mais de um metro para iniciar seus trabalhos
Morango
O morango é um fruto carnoso, suculento, de sabor levemente ácido.
Destaca-se pela vivacidade de sua cor vermelha com as sementes à superfície e uma coroa de folhas no topo do fruto. É um alimento com poucas calorias. Rico em vitamina C, beta caroteno, ferro, cálcio, fósforo, potássio, sódio e em menor quantidade de vitaminas A e B.
O morango é utilizado na forma in natura ou em sucos, doces, geleias, mousses, cremes e muitas outras culinárias.
Diabo espinhoso
Este é um pequeno réptil existente na Austrália cuja dieta consiste somente em formigas.
Apesar do seu nome, o diabo espinhoso não ultrapassa os 20 cm de comprimento. As fêmeas são maiores que os machos. A sua coloração, que eles próprios controlam, tal como o camaleão, varia entre o amarelo e o castanho escuro, conforme o tipo de solo e serve de camuflagem. Possui uma "falsa cabeça" atrás da verdadeira que utiliza para confundir os predadores. Possui espinhos cônicos por todo o corpo exceto na barriga onde são substituídos por protuberâncias.