sexta-feira

Cagaita



A Cagaiteira é uma planta do Cerrado, encontrada nos estados brasileiros de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais e São Paulo, produz um fruto chamado cagaita. Pertence à Família Myrtaceae, a mesma da jabuticaba, goiaba, jambo, araçás e eucaliptos. A Cagaiteira floresce entre os meses de agosto e setembro e frutifica nos meses de setembro e outubro. Seu uso pode ser alimentar, medicinal e, por ser muito bonita na época de floração, também é utilizada para arborização paisagística.

sábado

Poluição


A poluição entende-se a introdução pelo homem, direta ou indiretamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente.

Os agentes de poluição, normalmente designados por poluentes, podem ser de natureza química, genética, ou sob a forma de energia, como nos casos de luz, calor ou radiação.

Os problemas de poluição global, como o efeito estufa, a diminuição da camada de ozônio, as chuvas ácidas, a perda da biodiversidade, os dejetos lançados em rios e mares, entre outros materiais, nem sempre são observados, medidos ou mesmo sentidos pela população.

A explicação para toda essa dificuldade reside no fato de se tratar de uma poluição cumulativa, cujos efeitos só são sentidos a longo prazo. Apesar disso, esses problemas têm merecido atenção especial no mundo inteiro, por estarem se multiplicando em curto tempo e devido a certeza de que terão influência em todos os seres vivos.

Transgênicos


São plantas criadas em laboratório com técnicas da engenharia genética que permitem "cortar e colar" genes de um organismo para outro, mudando a forma do organismo e manipulando sua estrutura natural a fim de obter características específicas. Não há limite para esta técnica; por exemplo, é possível criar combinações nunca imaginadas como animais com plantas e bactérias.

terça-feira

Urubu rei


É uma ave de rapina diurna é chamada urubu rei devido ao respeito que inspira nos outros urubus americanos - o urubu negro, o urubu de cabeça amarela e o condor. Essas aves nunca disputam alimento com o urubu rei; esperam respeitosamente que ele se satisfaça para então comer o que sobra.



Mede 79 cm, envergadura 180 cm, peso 3 kg. Tem uma quantidade grande da cor branca e asas largas, cujo desenho branco e preto é quase igual, tanto na face superior como na inferior. Cabeça e pescoço nus, que facilita na higiene após alimentação, violáceo vermelhos, sobre a cera uma carúncula carnosa amarelo alaranjada, maior e pendente no macho. Um denso colar de penas é geralmente interpretado como um obstáculo à descida do repasto meio líquido à plumagem. O imaturo tem cor de fuligem, sendo reconhecível pelo tamanho. Narinas vazadas. Bico e unhas menos possantes do que nas aves de rapina. O macho pode ser maior que a fêmea.

Assista o vídeo e veja o que eu disse no texto: Que esperam respeitosamente para comer o que sobra.


domingo

Metais pesados



Metais que podem ser precipitados por gás sulfídrico em solução ácida; por exemplo: chumbo, prata, ouro, mercúrio, bismuto, zinco e cobre.

São metais recalcitrantes, como o cobre e o mercúrio - naturalmente não biodegradáveis - que fazem parte da composição de muitos pesticidas e se acumulam progressivamente na cadeia trófica.


O chumbo é um velho e problemático conhecido nosso. Nas últimas décadas, vários países do mundo vem se esforçando para bani-lo de qualquer produto e processo industrial, a fim de eliminar os riscos de contaminação e acidentes ambientais. Ainda assim, ele continua sendo um dos principais componentes de muitas baterias usadas por aí.

Quando lançados como resíduos industriais, na água, no solo ou no ar, esses elementos podem ser absorvidos pelos vegetais e animais das proximidades, provocando graves intoxicações ao longo da cadeia alimentar.

sábado

Brejo


Terreno molhado ou saturado de água, algumas vezes alagável de tempos em tempos, coberto com vegetação natural própria na qual predominam arbustos integrados com gramíneas rasteiras e algumas espécies arbóreas.

Comunidade de plantas herbáceas, eretas e auto sustentantes, que vive enraizada no solo sempre (ou quase sempre) coberto por água ou em que o lençol freático é tão próximo da superfície que o solo é sempre saturado

Barreira ecológica


O conceito de barreira ecológica, desenvolvido para definir os limites biogeográficos de expansão das espécies, tem-se aplicado, em estudos ambientais, para designar tanto os obstáculos naturais quanto o resultado de algumas ações humanas que tendam a isolar ou dividir um ou mais sistemas ambientais, impedindo assim as migrações, trocas de matéria e energia e outras interações. Por exemplo, a abertura de uma rodovia pode constituir, ao atravessar uma floresta ou um pântano, uma barreira ecológica.


"São formações que isolam uma espécie das outras" .

"Obstáculo biogeográfico à dispersão dos organismos. Pode tratar-se de barreira física, como uma cordilheira ou uma brusca mudança de clima, ou biológica, como a falta de alimentos"

terça-feira

Cataratas do Iguaçu


Cataratas do Iguaçu (em espanhol, Cataratas del Iguazú) são 275 quedas d'água caindo de uma altura de 83 metros. O colorido dos parques e demais áreas naturais que abrigam a diversidade da fauna e flora, além de diversas outras atrações, enchem os olhos dos turistas no Rio Iguaçu (na Bacia hidrográfica do rio Paraná), localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina, fronteira entre os dois países. A área total de ambos os parques nacionais, correspondem a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.

                                          Clique na imagem: 

                          

quinta-feira

Unidades de Conservação



Denominam-se coletivamente Unidades de Conservação as áreas naturais protegidas e "Sítios Ecológicos de Relevância Cultural, criadas pelo Poder Público: Parques, Florestas, Parques de Caça, Reservas Biológicas, Estações Ecológicas, Áreas de Proteção Ambiental, Reservas Ecológicas e Áreas de Relevante Interesse Ecológico, nacionais, estaduais ou municipais, os Monumentos Naturais, os Jardins Botânicos, os Jardins Zoológicos, os Hortos Florestais."

Água-viva


A água-viva é um animal marinho, que variam de tamanho, podendo medir de 2, 5 cm a mais de 2m, com tentáculos chegando até a 30, 5 m de comprimento, é composta por cerca de 98% de água, é um animal fascinante. A água-viva existe há mais de 650 milhões de anos, é representada por milhares de espécies diferentes. Uma água-viva adulta é uma medusa, recebeu este nome por causa de Medusa, a criatura mitológica com cobras no lugar do cabelo, que poderia transformar os seres humanos em pedra com um simples olhar. Uma medusa vive cerca de três a seis meses.


Água-viva só queima se você tem contato com seus filamentos, isto é, se você pisar ou encostar nela. Se a queimadura acontecer, nunca lave o local com água doce, pois isso ativa as substâncias venenosas. Use água do mar ou soro fisiológico. Depois, com pele ainda molhada,  jogue um pouco de areia seca mas, não esfregue. Deixe por alguns minutos. Retire devagar a camada sobre a queimadura e procure orientação médica.

terça-feira

Belo Monte

Charge feita para jornal a ser editado em 2011 pelos alunos do 3º ano de Jornalismo da FEMA, de Assis. O assunto é a polêmica usina de Belo Monte, cuja construção se arrasta por anos e anos... e onde muito dinheiro já foi investido. 

O que é Belo Monte?

Belo Monte é um projeto de construção de uma usina hidrelétrica previsto para ser implementado em um trecho de 100 quilômetros no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará. Sua potência instalada será de 11.233 MW, o que fará dela a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira. O lago da usina terá uma área de 516 km². A previsão é que, ao entrar em operação em 2015, a usina será a terceira maior hidrelétrica do mundo, seu custo é estimado hoje em mais de R$ 19 bilhões.


As mobilizações populares e de ambientalistas, que há décadas realizam ações de resistência contra a usina,   conseguiram repercussão internacional.

                              

Belo Monte vai ser a maior agressão ao meio ambiente já vista na história da Amazônia.








O presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), e bispo prelado do Xingu (PA), dom Erwin Krautler disse:

“Sou contra o projeto do jeito que foi feito, com autoritarismo e preconizando o discurso desenvolvimentista do governo que só fala das vantagens e nunca das desvantagens que Belo Monte trará. Cerca de 30 mil pessoas serão chutadas de lá e levadas sei lá pra onde. Essa obra vai ser a maior agressão já vista na Amazônia”,
“Haverá ainda perda de biodiversidade, deslocamento compulsório da população rural e urbana, entre outros aspectos”.

O professor da UFPA e doutor em ecologia, Hermes Fonsêca Medeiros, defende que a obra geraria milhares de empregos, mas, ao final dela, restariam apenas 900 postos de trabalho, o que levaria a população que se instalou na região ao envolvimento com o desmatamento, pois não há vocações econômicas desenvolvidas na região. A hidrelétrica irá, segundo ele, atingir 30 terras indígenas e 12 unidades de conservação. Outro detalhe, segundo o professor universitário, é que a hidrelétrica precisaria de outro Rio Xingu para produzir o ano todo.


Refletindo sobre o povo do Xingu… 



Você já parou para pensar sobre a construção de Belo Monte (Usina Hidrelétrica) que tem previsão de ser implantada num trecho de 100 quilômetros no Rio Xingu, no estado do Pará, a área alagada será de 516 km². Quanta transformação, quantos animais mortos, quanta destruição, o que os índios do Xingu vão pescar e para onde terão que se deslocar? E o mais triste de tudo é que o Rio é sagrado para esse povo, é uma divindade…Você já se colocou no lugar desse índios? Imagine se você hoje fosse obrigado a sair ou mudar de casa? ” Que os governantes governem em paz! Que ninguém sofra! Que haja PAZ!

“…Que a morte de tudo em que acredito
Não me tape os ouvidos e a boca;
Porque metade de mim é o que eu grito,
Mas a outra metade é silêncio…”



Movimento Gota D'água 


A mobilização contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, continuam e dessa vez, o mundo artístico resolveu fazer a sua parte, artistas globais como, Juliana Paes, Cissa Guimarães, Eriberto Leão, Bruno Mazzeo, Marcos Palmeira e Maitê Proença gravaram vídeos questionando a viabilidades da usina e os impactos ambientais que ela pode causar.

Clique no link para assistir o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=TWWwfL66MPs

                                            Como faço para assinar?

Indignação contra Belo Monte. Acesse o site http://www.movimentogotadagua.com.br/assinatura e assine a petição, ajude assim a fazer com que o interesse do povo e não dos políticos seja respeitado. "Uma gota move o oceano!"

domingo

Curiosidades


Curiosidades sobre alguns animais:

1. O pica-pau pode dar cem bicadas por minuto numa árvore.

2. O beija-flor bate as asas noventa vezes por segundo, quatro vezes mais rápido que uma libélula. Ele voa de frente, de costas e até de ponta cabeça. Procura néctar em 2 mil flores todos os dias.

3. Apesar do tamanho, o pescoço de uma girafa tem apenas sete ossos, o mesmo número de ossos do pescoço de um homem. A cabeça da girafa fica a mais de dois metros de distância do coração. Para fazer o sangue subir, o coração precisa ser muito forte. O coração da girafa é 43 vezes maior que o do ser humano.

4. Quando em perigo, os elefantes formam um círculo em que os mais fortes protegem os mais fracos.

5. Um camelo consegue beber 120 litros de água em dez minutos. Ele retém água para oito dias. Pode andar de 200 a 270 km por dia. As girafas e os ratos podem viver mais tempo sem água que o camelo.

6. O pavão macho possui duzentas penas longas e coloridas na cauda.

7. Um porco espinho, tem em média, 30 mil espinhos. Ele é um excelente nadador porque os espinhos ajudam a flutuar.

8. A preguiça movimenta-se de noite e dorme de dia (mais de dezoito horas sempre). Tem um pescoço que pode virar até 180 graus. Assim, não precisa mexer o corpo para olhar o que está acontecendo ao seu redor.

9. Cada salto em distância de algumas espécies de cangurus corresponde a dez metros. Já os sapos pulam cinco metros e meio. Em termos de altura, o canguru alcança 2,7 metros, menos que o puma (3,1 metros) e mais que o coiote (1,2).

10. Um avestruz mede de 1,80 a 2,50 metros de altura, o mesmo tamanho de um camelo. As girafas atingem sete metros, o mesmo que um prédio de dois andares.

11. A mula é resultado do cruzamento de um burro e uma égua.

12. Num único dia, uma andorinha come 2 mil moscas.

13. Os elefantes possuem uma audição aguçada e podem facilmente detectar os passos de um camundongo. Suas presas pesam mais de cem quilos. Um elefante come 125 quilos de plantas, capim e folhagens, e bebe duzentos litros de água por dia. Sua tromba suga dez litros de água de uma só vez.

14. Um carneiro fornece cinco quilos de lã e cem litros de leite por ano.

15. De acordo com a espécie, uma centopeia pode ter de 28 a 354 patinhas.

16. O coice mais violento de que se tem notícia é o da girafa.

17. O pernilongo macho vive de néctar ou seivas vegetais. São as fêmeas que sugam o sangue dos mamíferos, aves e anfíbios para depois produzirem os ovos.

18. Para fazer seu cricri característico, o grilo esfrega uma das asas dianteiras na borda da outra. As fêmeas são mudas.

19. Dromedário e camelo não são iguais. Apesar de os dois terem duas corcovas, no dromedário uma delas é tão pequena que quase não aparece. Por isso, para ficar mais fácil a diferenciação, diz-se que o dromedário tem uma corcova e o camelo, duas. O dromedário é mais dócil e fácil de montar.

20. O órgão sexual da aranha macho está localizada no final de uma de suas patinhas.

21. Uma formiga pode levantar qualquer coisa que tenha cinquenta vezes o seu peso. Uma abelha carrega um peso equivalente a trezentas vezes o seu.

22. Mosquitos são atraídos duas vezes mais pelo azul do que por qualquer outra cor.

23. As abelhas tem cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça e dois menores na frente.

24. O bicho da seda possui um olfato tão aguçado que pode sentir a presença da fêmea a 11 km de distância.

25. As formigas são equipadas com cinco narizes diferentes, cada um com uma função específica. A minhoca e a lesma, possuem quatro.

26. O caracol faz um único acasalamento durante sua vida inteira. Também quando ele acontece dura 12 horas!

27. Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano. Para produzirem um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores. Uma abelha rainha põem até 3 mil ovos num único dia.

28. A criatura mais pesada do mar, a baleia-azul, pesa 140 toneladas. É vinte vezes mais pesada que a maior criatura da terra, o elefante africano.

29. Um atum pode nadar até 170 km num único dia.

30. Um polvo pode medir de ponta a ponta, trinta metros. Ele possui uma bolsa que contém tinta e lhe serve de defesa. Atacado, ele solta esse líquido, que enegrece a água ao seu redor.

sábado

O inseto mais forte do mundo


Muitos insetos carregam objetos mais pesados que seu próprio corpo, pois precisam de força para transportar alimentos ou para sair de baixo das folhas ou galhos.
Eles contam com um esqueleto externo resistente e leve com seis pernas, o que distribui o peso em diferentes pontos de apoio.
O peso que a formiga aguenta é variável de acordo com sua espécie, existe formiga que consegue levantar qualquer coisa que tenha cinquenta vezes o seu peso, a formiga saúva suporta até 15 vezes seu peso.
O inseto mais forte do mundo é o besouro rinoceronte, suportando até 850 vezes seu peso, se comparássemos o ser humano, seria como um homem de 70 kg conseguisse levantar 60 toneladas.

Vagalume


Vagalumes são besouros que emitem luz. Porém, nem todas as espécies possuem luminescência. Só algumas espécies, ao longo da evolução, incorporaram a bioluminescência porque ela facilita a comunicação sexual e a defesa.

A luz é produzida pelo organismo do inseto com uma reação bioquímica que libera muita energia.
As luzes têm diferentes cores, pois variam de espécie para espécie e nos insetos adultos facilitam a atração sexual. Os lampejos equivalem ao início do namoro: são códigos para atrair o sexo oposto.

Um problema que ameaça os vagalumes é a iluminação artificial, que por ser mais forte, anula a bioluminescência, podendo interferir diretamente no processo de reprodução da espécie que podem sofrer perigo de extinção.

sexta-feira

Babosa



A Aloe vera , conhecida popularmente no Brasil como babosa e em Portugal como aloés, é uma espécie de planta do gênero Aloe, nativa do norte da África. Encontram-se catalogadas mais de 200 espécies de Aloe. Deste universo, apenas 4 espécies são seguras para uso em seres humanos, dentre as quais destacam-se a Aloe arborensis e a Aloe barbadensis Miller, sendo esta última reconhecida como a espécie de maior concentração de nutrientes no gel da folha.

Suas folhas são viscosas, pontiagudas e sua cor varia do cinza ao verde brilhante, passando pelo amarelo. Seu toque é suave, semelhante à borracha e o interior parece ser feito de geleia

Embora nós já estejamos acostumados a ver shampoos com babosa em nossas drogarias e farmácias, não custa mencionar o fato de que os índios a utilizam para dar banho, força e maleabilidade aos cabelos, através de aplicações diárias.

quarta-feira

Floresta Amazônica


A Floresta Amazônica é uma floresta tropical situada na região norte da América do Sul. Ocupa territórios do Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
É a floresta equatorial que ocupa a maior extensão do território amazônico. É uma das três grandes florestas tropicais do mundo. É a maior floresta tropical do mundo, enquanto perde em tamanho para a Taiga Siberiana que é uma floresta de coníferas, árvores em forma de cones, os pinheiros.
A floresta Amazônica possui a aparência, vista de cima, de uma camada contínua de copas largas, situadas a aproximadamente 30 metros acima do solo.
A maior parte de seus cinco milhões de km² ou 42% do território brasileiro, é composta por uma floresta que nunca se alaga, em uma planície de 130 a 200 metros de altitude, formada por sedimentos do lago Belterra, que ocupou a bacia Amazônica entre 1,8 milhões e 25 mil anos atrás.

Piracema


Piracema é o nome dado ao período de desova dos peixes, que compreende toda a região do Pantanal nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O período da piracema ocorre entre outubro e março, quando os peixes nadam contra a corrente para realizar a desova, de modo a poderem reproduzir. Tal evento é fundamental para a preservação da piscosidade (abundância de peixes) nas águas de rios e lagoas. Neste período é proibida a pesca nos dois estados.

Como forma de prevenir impactos provocados pela pesca abusiva na época da piracema, foram tomadas algumas medidas.

Nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, é considerado crime pescar em locais e épocas que tenham sido interditadas por algum órgão ambiental.

O uso de explosivos, substâncias tóxicas, acessórios (fisga, arpão, tarrafão, etc.), aparelhos de mergulho e métodos proibidos são crime, visto que podem prejudicar diretamente o desenvolvimento da população piscícola.

Algumas espécies de peixes são preservadas e sua pesca só é permitida para indivíduos com tamanho superior ao estabelecido por lei. Exemplos: o dourado, cujo nome científico é Salminus maxillosus, só pode ser pescado se tiver um tamanho superior a 55 cm.

sábado

Onça e leopardo caçando



A onça e o leopardo são excelentes caçadores. As patas curtas não lhe permitem longas corridas, porém lhe proporcionam grande força, fundamental para dominar animais possantes como antas, capivaras, queixadas, tamanduás, jacarés etc. Ocasionalmente esses felinos atacam e devoram grandes serpentes (jiboias e sucuris), em situações extremas. Na Venezuela foram registrados casos de onças a devorar sucuris adultas. Enquanto os outros grandes felinos matam suas vítimas, mordendo-as no pescoço, a onça o faz atacando-as diretamente na cervical, graças a suas mandíbulas poderosas, as mais fortes de todos os felinos e a segunda mais forte entre os carnívoros terrestres. Esses felinos frequentemente matam animais como a capivara e pequenos macacos mordendo lhes o crânio, sendo o único felino a fazer isto. A mordida de uma onça pode facilmente atravessar o casco de uma tartaruga. Apesar disso, a onça não se furta em comer pequenos animais se a chance lhe aparece.

Veja a seguir a diferença entre a onça e o leopardo: