sábado

Onça e leopardo caçando



A onça e o leopardo são excelentes caçadores. As patas curtas não lhe permitem longas corridas, porém lhe proporcionam grande força, fundamental para dominar animais possantes como antas, capivaras, queixadas, tamanduás, jacarés etc. Ocasionalmente esses felinos atacam e devoram grandes serpentes (jiboias e sucuris), em situações extremas. Na Venezuela foram registrados casos de onças a devorar sucuris adultas. Enquanto os outros grandes felinos matam suas vítimas, mordendo-as no pescoço, a onça o faz atacando-as diretamente na cervical, graças a suas mandíbulas poderosas, as mais fortes de todos os felinos e a segunda mais forte entre os carnívoros terrestres. Esses felinos frequentemente matam animais como a capivara e pequenos macacos mordendo lhes o crânio, sendo o único felino a fazer isto. A mordida de uma onça pode facilmente atravessar o casco de uma tartaruga. Apesar disso, a onça não se furta em comer pequenos animais se a chance lhe aparece.

Veja a seguir a diferença entre a onça e o leopardo:

















Samambaia


A palavra samambaia é de origem Tupi e significa aquela que se torce em espiral. Esta planta é uma das mais antigas do mundo, existem a 350 milhões de anos. Um dos tipos mais conhecido é a samambaia de metro.  Cada muda demora em média 2 anos para ficar adulta. O cultivo exige muita paciência e cuidado. Elas gostam de luz indireta, não pode ficar expostas ao vento, devem ser regadas uma vez por dia, mas não devem ficar encharcadas. Com esses cuidados sua samambaia vai viver durante muitos anos.

Adestramento


Adestramento de cães é o treino dos mesmos para se obter o controle do seu comportamento e obediência. O adestramento básico pode ser feito pelo próprio dono, porém adestramentos mais elaborados devem ser realizados por profissionais da área.

Existem muitos tipos de adestramento, de acordo com o objetivo. Deste modo, o cão pode ser adestrado para caçar; pastorear rebanhos, proteger residências ou pessoas; ajudar os Policiais Militares; conduzir pessoas cegas ou como Cão-Guia de Cego; farejar drogas em aeroportos ou outros locais; salvamento de pessoas afogadas, soterradas em escombros ou avalanches etc.

domingo

Animal doméstico


Um animal doméstico é um animal selecionado para o convívio com os seres humanos por questões de companheirismo ou divertimento, o que não significa que essa seja a única função dessas espécies na nossa sociedade. O cão, por exemplo, é muito usado não só como animal de companhia, mas também na caça, na guarda domiciliar, etc.

Um cão guia é um cão adestrado para guiar pessoas cegas ou com deficiência visual grave, ou auxiliá-los nas tarefas caseiras.

Um cão de guarda ou cão de vigia é um cão empregado em guardar ou vigiar contra animais ou pessoas indesejáveis ou inesperadas.

Um cão de companhia geralmente designa um cão que não trabalha, proporcionando apenas companhia como um animal doméstico, ao invés de fazer tarefas específicas com algum propósito importante.

O gato, também conhecido como gato caseiro, muito popular como animal de estimação, é um predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas e alguns insetos.

Os gatos são animais muito higiênicos, sendo que passam muitas horas por dia cuidando da limpeza de seus pelos.

Observação importante: Abandonar, maltratar e envenenar animais é "crime" Lei Federal 9605/98 artigo 32, Lei de Crimes Ambientais, denuncie para Polícia Ambiental.

quarta-feira

Educação Ambiental Infantil


A Educação Ambiental Infantil é base da formação dos futuros cidadãos, assim, ao mostrar às crianças a importância do meio ambiente e como este depende de nossas ações, adultos melhores para o planeta poderiam ser formados. Nessa faixa etária, a curiosidade e a vontade de ensinar o que foi aprendido é algo natural. Dessa maneira, estimuladas corretamente, essas crianças podem ser responsáveis por uma grande mudança e difusão dos conhecimentos e percepção ambientais.
Cite brinquedos e brincadeiras que estimulem a educação ambiental

terça-feira

Urso polar


O urso polar conhecido como urso branco é um dos mais fortes animais da fauna terrestre. é um mamífero membro da família dos Ursídeos, típico e nativo da região do Ártico e atualmente um dos maiores carnívoros terrestres conhecidos. Dentre todos os ursos, este é o que mais se alimenta de carne.  Os ossos desses carnívoros são volumosos e resistentes para poder suportar o seu peso. E é o maior de todos os ursídeos. Sua pata mede 30 centímetros de largura e 45 centímetros de comprimento, o que facilita sua atividade de predador.
Seus caninos são longos e as mandíbulas possantes. Ao contrário dos demais predadores eles não costumam matar as presas com os dentes, as focas são abatidas dentro da água com uma patada.
Os machos possuem um osso em seu pênis devido a necessidade de maior resistência, já que a relação sexual pode durar cerca de 24 horas.

São Francisco de Assis


São Francisco de Assis protetor dos animais, pregava benfeitorias do Evangelho às aves, que prontamente iam ao seu encontro. Ele conseguiu fazer com que um lobo faminto e agressivo, que atormentava os moradores da cidade italiana de Gubbio, se tornasse um animal manso e dócil. Também se fala que antes de morrer, São Francisco fez um burrinho chorar depois de ouvir suas palavras de agradecimento por sempre lhe ajudar nas atividades diárias.

 São Francisco de Assis foi um famoso frade e santo católico da Itália, sua festa litúrgica é comemorada em 04 de outubro.

domingo

Sabiá laranjeira


O sabiá laranjeira também conhecido como sabiá amarelo, sabiá vermelho ou de peito roxo é uma ave popular, tornou-se a ave símbolo do Brasil  por sua imensa popularidade no país, citada por diversos poetas como o pássaro que canta na estação do amor ou seja, primavera.

 Mede 25 centímetros de comprimento e pesa, o macho 68 gramas, a fêmea: 78 gramas. Tem plumagem parda, com exceção da região do ventre, destacada pela cor vermelho ferrugem, levemente alaranjada, e bico amarelo escuro. Não há dimorfismo sexual, pois, ambos são iguais.
É ave de canto muito apreciado, que se assemelha ao som de uma flauta. Canta principalmente ao alvorecer e à tarde. O canto serve para demarcar território e, no caso dos machos, para atrair a fêmea. A fêmea também canta, mas numa frequência bem menor que o macho.

Tigre


O tigre é o animal de maior porte e o mais pesado da família dos felinos e muito temido por outros animais e humanos. Um macho adulto pesa em média 300 kg, tem 1,10 m de altura na cernelha e 3,50 m de comprimento (incluindo a cauda). São caçadores noturnos e apesar de seu grande tamanho, podem se aproximar de suas presas em completo silêncio, antes de se precipitar sobre elas a curta distância. Entre os carnívoros terrestres eles têm os maiores dentes que podem chegar a 10 cm e as maiores garras atingindo os 8 cm. A força da sua mordida é uma das mais fortes entre todos os felinos.

Os tigres gostam muito de água e é frequente vê-los tomar banho ou refrescarem-se em rios e poças de água durante a parte mais quente do dia. Quando fazem a perseguição das suas presas o tigre pode mergulhar na água.

Os tigres macho atraem as fêmeas com rugidos e marcações de cheiros. Ao longo de dois dias apenas, um casal de tigres é capaz de se acasalar até 100 vezes. A fêmea dá à luz a suas crias numa caverna. Cria-as sozinha, amamentando-as até estas atingirem os seis meses de idade.