quarta-feira

Gás metano


O gás metano é um composto orgânico incolor, de pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável. É o mais simples dos hidrocarbonetos.
O metano e outros gases podem ser produzidos quando o esterco animal é manuseado em condições anaeróbicas (sem oxigênio). Existem estudos realizados com a intenção de substituir o petróleo por esse gás, mas é preciso considerar que ele também polui o meio ambiente.
 A fermentação anaeróbica se dá pela ausência de oxigênio, é a mesma que ocorre em depósitos de lixo e nos esgotos que também geram o metano.
Na atmosfera a presença do gás metano afeta a temperatura e o sistema climático da Terra, ele é o principal componente do gás natural, por isso é um dos gases causadores do efeito estufa.

terça-feira

Crocodilo laranja


O crocodilo Snappy (que mede 2,5 metros), habitante de um parque na Austrália, mudou de cor. O animal chamou a atenção de veterinários devido à mudança da cor natural para laranja em sua pele. Segundo os funcionários que trabalham no local, a 'metamorfose' do crocodilo ocorreu após o animal destruir o filtro do reservatório em que vive e alimentar-se de resíduos como ferro e algas vermelhas que lá existiam.
O tratador disse ao jornal 'Herald Sun': Snappy é de fato muito territorial e eu notei a mudança de cor após ele atacar o filtro.

sexta-feira

Primavera



A primavera é uma das quatro estações do ano, ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início previsto para 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.

É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres. Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.

Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações.

Na primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação.

Observação importante: O início da primavera, ou de outra estação, não tem uma data exata para o início devido a variação do ano trópico em relação ao ano civil. O calendário civil pode ter 365 ou 366 dias nos anos bissextos, mas o ano trópico tem um pouco menos de 365 dias e 6 horas. A primavera austral (no hemisfério sul) inicia-se no equinócio de setembro e termina no solstício de dezembro.

quarta-feira

Dia da Árvore


No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, devemos refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. A árvore nos dá sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.

Escolha do local para plantar sua árvore:

1- a) O local para plantio da muda deve ter espaço suficiente para que a futura árvore possa desenvolver a sua copa.
    b) A muda não pode ser plantada muito próxima de casas, muros, etc.
A distância mínima entre uma muda e outra ou mesmo entre a muda e uma casa, deve ser no mínimo de 5,0 metros.
   c) Deve-se evitar também o plantio da muda sob a linha de energia elétrica.

Como plantar uma árvore:

2- Cave um buraco com pelo menos o dobro da largura da raiz para que ela possa crescer. Tire a árvore da embalagem em que se encontra, com cuidado corte as raízes quebradas e devagar tire a planta do saco ou vaso em que se encontra.

3- Coloque a árvore no buraco em que será plantada. Levante sempre a árvore pela raiz e nunca pelo tronco. Espalhe as pontas da raiz para fora. Evite plantar a árvore muito fundo. Tenha certeza de que a linha do solo da árvore nova esteja mais alta que a superfície do buraco que a envolve.

4- Jogue um pouco de terra no buraco da planta. Cheque a profundidade e ajuste se necessário. Confirme que a planta está reta. Encha o buraco suavemente mas com firmeza. Dê tapinhas no solo envolta da base da raiz.

5- Não é recomendado usar fertilizante na hora do plantio. Águe a nova planta minuciosamente com um regador não muito forte para assentar o solo. Não estaque a árvore. Quanto mais rápido ela puder se manter sozinha, mais rápido se tornará forte.

6- Forneça cuidados prévios. Proteja a árvore de pestes e doenças removendo plantas próximas que possam afetá-la. Remova ervas daninhas uma vez que estas competirão com com a raiz por ar e nutrientes. Proteja a árvore para que ela não seja destruída por animais.

7- Se possível, plante as árvores de forma que elas não compitam por ar e nutrientes do solo e que o crescimento dos galhos seja encorajado. Cuidado com situações de seca, forneça água se necessário, especialmente durante os primeiros meses. Mantenha sempre boa circulação de ar cortando galhos para que cresçam melhor e para evitar pestes e doenças.

segunda-feira

Ano Internacional das Florestas 2011


A Assembleia Geral da ONU declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas de sensibilização para a gestão sustentável, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas.
Segundo a ONU, 31% do planeta são cobertos por florestas; a mata serve de abrigo a 300 milhões de pessoas em todo o mundo e, somente de forma direta, garante a sobrevivência de 1,6 bilhão de seres humanos e 80% da biodiversidade da Terra.
No Brasil, que pode ser considerado a maior reserva natural do planeta, há 516 milhões de hectares ocupados por áreas florestais, cerca de 60% do território nacional.

Maus tratos contra animais


Abandonar, maltratar e envenenar animais é "crime" Lei Federal 9605/98 artigo 32, Lei de Crimes Ambientais, denuncie para Polícia Ambiental ou registre um Termo Circunstanciado na Delegacia de Polícia. Se houver demora ou omissão, entre em contato com o Ministério Publico ESTADUAL pessoalmente ou envie uma carta registrada descrevendo a situação do animal, o Distrito Policial e o nome do Delegado que o atendeu. Não é necessário advogado.

quinta-feira

Ecossistema


Ecossistema é o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.
Consideram-se como fatores bióticos os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras e abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga, mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente chamamos ecossistema. Ou seja, podemos definir ecossistema como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos.

Desmatamento



Desmatamento é o processo de desaparecimento em massa das florestas, fundamentalmente causadas pela ação do homem. O desmatamento é diretamente causado pela atividade humana sobre a natureza, principalmente devido à destruição de florestas para a obtenção de solo para cultivos agrícolas ou para extração de madeira, por parte da indústria madeireira, muitas vezes ilegal.


Uma consequência do desmatamento é o desaparecimento de absorventes de dióxido de carbono, reduzindo-se a capacidade do meio ambiente em absorver as enormes quantidades deste causador do efeito estufa, e agravando o problema do aquecimento global.

Para tentar conter o avanço do aquecimento global diversos organismos internacionais propõem o reflorestamento, porém essa medida é apenas parcialmente aceita pelos ecologistas, pois estes acreditam que a recuperação da área desmatada não pode levar em conta apenas à eliminação do gás carbônico, mas também a biodiversidade de toda a região.

Desmatamento na Amazônia
O desmatamento é uma das intervenções humanas que mais prejudica a sustentabilidade ambiental na Amazônia. Na região amazônica, a desflorestamento já removeu 17% da floresta original. Além disso, extensas áreas do bioma Amazônia abrigam florestas empobrecidas e degradadas por queimadas e exploração madeireira predatória.