domingo

Pedra do Baú


A Pedra do Baú, está localizada no município de São Bento do Sapucaí no estado de São Paulo, altitude de 1950 metros. Esta grande Pedra foi escalada pela primeira vez em 1940 por  João e Antônio Teixeira de Sousa. Dois anos depois, o empresário Luiz Dumont Vilares patrocinou a construção de duas escadinhas de ferro para melhorar o acesso, uma na face sul e outra na face norte da Pedra. Algum tempo depois foi construído o primeiro abrigo de montanha do Brasil, no topo da Pedra, abrigo este que não existe mais. Esta Pedra é visitada por um grande número de turistas e escalada por profissionais e amadores,

Decreto torna Pedra do Baú monumento natural

Foi decretado Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú, o objetivo é proteger a biodiversidade, os recursos hídricos, a paisagem local, por seu significado como marco cultural e histórico, sua relevância geológica e beleza cênica.

sábado

Mata ciliar


Mata ciliar é o nome da vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de” cílio”, que protege os cursos de água do assoreamento. Essas formações arbóreas variam de acordo com a região onde se encontram e a vegetação que predomina no local. Podendo ser encontradas do norte ao sul do Brasil, apresentam uma notável biodiversidade arbórea. Considerada pelo Código Florestal (Ambiental) Brasileiro como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.

  

Lixo hospitalar


Os lixos hospitalares são os reproduzidos em unidades de prestação de cuidados de saúde em seres humanos ou em animais. Também são lixos hospitalares os provenientes dos laboratórios de análise e dos centros de investigação cientificas que trabalham nas áreas das saúde. 

Em geral o lixo apresenta risco potencial à saúde e ao meio ambiente, devido à presença de material biológico, químico, radioativo. O tratamento adequado previne infecções cruzadas, proporciona conforto e segurança à clientela a equipe de trabalho, bem como mantém o ambiente limpo e agradável.


segunda-feira

Energia solar


A energia solar é a captação de energia proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica. A energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre as outras formas de obtenção de energia, como: não ser poluente, não influir no efeito estufa, não precisar de turbinas ou geradores para a produção de energia elétrica.

Veículo elétrico



O veículo elétrico é o que utiliza propulsão por meio de motores elétricos. Ele é composto por um sistema primário de energia, tem uma ou mais máquinas elétricas de acionamento e controle de velocidade ou torque. 

A energia armazenada nas baterias em forma química é convertida em energia elétrica, que por sua vez é transportada até os motores que farão sua conversão em energia mecânica, fazendo que o veículo se locomova. 

Este tipo de veículo funciona após carregar a bateria na tomada por oito horas, é silencioso, econômico e não polui o meio ambiente. Mas o grande problema dele é o preço elevado.


Mina de água (nascente)


Uma  Mina d'água (nascente) é o local onde se inicia um curso d'água (rios, córregos, riachos, regatos, ribeirão etc.). 

Nascente é o começo do curso d'água e o fim do curso é chamado de foz, sendo que um curso d'água corre de montante para jusante. 

Um curso d'água ou fluxo d'água é qualquer corpo de água fluente.



Afluente




Afluente é o nome dado aos rios e cursos de água menores que deságuam em rios principais. 

Um afluente não flui diretamente para um oceano, mar ou lago. 

Os afluentes e o rio principal servem para drenar uma determinada bacia hidrográfica. Ao ponto de junção entre um rio e um afluente é dado o nome de confluência.

Os afluentes podem ser classificados em afluentes direitos ou esquerdos atendendo a posição onde se unem ao rio principal quando observada de montante, um curso de água que deságuam num afluente é classificado de subafluente.



sábado

Búfalo asiático



O búfalo asiático é um búfalo originário da Ásia e atualmente distribuído por todo o mundo, devido à domesticação. 

Os seus habitats vão da selva ao pântano, desde que aí se encontre comida e água suficiente.

A sua estrutura caracteriza-se pela sua compacticidade  cornos de secção mais ou menos triangular em grande extensão do seu comprimento. 

Nos machos, numa fase mais adulta do animal, geralmente os cornos aparecem ligados um ao outro pela base. A sua estatura varia com a espécie. Estes búfalos chegam a pesar até 1200 kilos. 

Os animais domesticados fornecem leite, carne e couro. 





Bioma



Bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), o solo e a altitude específicos. Alguns, também são caracterizados de acordo com a presença ou não de fogo natural.

Os biomas são: florestas tropicais úmidas, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, bioma mediterrâneo, prados tropicais ou savanas, florestas temperadas de coníferas, desertos quentes, prados temperados, florestas tropicais secas e desertos frios. Existem ainda, os sistemas mistos que combinam características de dois ou mais biomas. 

 Os biomas podem, ainda, ser divididos em biomas aquáticos do qual fazem parte a plataforma continental, recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas; e biomas terrestres. Os biomas terrestres são constituídos por basicamente três grupos de seres: os produtores (vegetais), os consumidores (animais) e os decompositores (fungos, bactérias). 

 É comum a confusão do termo bioma com o termo biota. Porém, biota designa a parte viva de um ecossistema. Não considerando, portanto, características como o clima que fazem parte de uma classificação mais abrangente (bioma).

Os biomas podem, ainda, ser divididos em biomas aquáticos: plataforma continental, recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas; e biomas terrestres. Os biomas terrestres são constituídos por basicamente três grupos de seres: os produtores (vegetais), os consumidores (animais) e os decompositores (fungos, bactérias).